Folha de louro com cravo emagrece? Especialista explica

Alimentação Bem-estar
18 de Janeiro, 2023
Folha de louro com cravo emagrece? Especialista explica

Os chás emagrecedores dominam a internet. Eles levam diferentes ingredientes, e prometem resultados rápidos e surpreendentes. Um exemplo é a combinação de folha de louro com cravo: será que ela traz algum benefício para o emagrecimento?

Chá de folha de louro com cravo emagrece?

De acordo com a nutricionista Tarcila Campos, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, os chás podem ajudar na hidratação do corpo. Assim, acabam favorecendo também a ação diurética do organismo, e evitando a retenção de líquidos.

Essa característica dos chás realmente pode nos dar a sensação de menos inchaço e diminuir o peso pela eliminação de líquidos.

Contudo, é importante lembrar que um emagrecimento saudável envolve a redução do percentual de gordura corporal, e não apenas números menores na balança. E, para isso, não há segredo: é preciso investir em um cardápio saudável e que promova o déficit calórico: isto é, comer menos calorias do que você gasta diariamente.

“O tratamento do sobrepeso e da obesidade é complexo por ser uma condição crônica e multifatorial. Desse modo, ele deve envolver o acompanhamento de uma equipe especializada”, complementa a especialista.

Isso quer dizer uma mudança no estilo de vida, com um bom planejamento alimentar, prática de exercícios e prescrição médica (quando necessária), por exemplo.

Leia também: Macarrão é bom para ganhar massa muscular?

Mas o chá de folha de louro com cravo pode trazer algum benefício?

“Louro e cravo representam ervas e especiarias que podem sim trazer benefícios por serem temperos naturais. Há algumas propriedades calmantes e antioxidantes devido a substâncias como os flavonoides e a presença de vitaminas e minerais nas suas composições”, explica a nutricionista.

Contudo, é sempre bom lembrar: só porque a combinação é natural, não quer dizer que ela pode ser ingerida sem moderação. “O consumo em excesso pode se tornar perigoso para o organismo principalmente em crianças, adolescentes, gestantes e idosos. Busque sempre orientação de um profissional”, alerta Tarcila Campos.

Como fazer?

Se o seu médico liberou o chá de folha de louro com cravo, veja como preparar:

Ingredientes:

  • 4 folhas secas de louro;
  • 1 col (chá) de cravo-da-índia;
  • 1L de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque todos os ingredientes para ferver. Assim que levantar fervura, aguarde cinco minutos e desligue o fogo. Então, espere mais cinco minutos, coe e sirva.

Fonte: Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela