Hidratação pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce, afirma estudo

Bem-estar Saúde
03 de Janeiro, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Hidratação pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce, afirma estudo

Os benefícios de beber água são muitos e bem conhecidos por boa parte das pessoas, como combate a acnes, celulites, apoio no emagrecimento e melhor digestão. Mas um estudo realizado nos Estados Unidos aponta uma novidade – a hidratação também pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce, além de reduzir problemas de saúde como doenças cardiovasculares e pulmonares.

A pesquisa foi realizada pelo Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e divulgada pela revista científica eBioMedicine. Assim, o estudo contou com dados de mais de 11 mil adultos que foram coletados ao longo de 25 anos.

Leia também: Beber água é bom para a pele? Entenda os benefícios

Como a hidratação pode ajudar a retardar o envelhecimento

Durante a longa pesquisa, os participantes frequentaram consultas médicas com idades entre 45 e 66 anos, e depois voltaram para acompanhar a saúde dos 70 aos 90 anos. A relação entre os níveis de sódio, que sobem quando a ingestão de líquidos diminui, e outros indicadores de saúde dos pacientes foram analisados pelos pesquisadores. Como resultado, todos os participantes apresentaram concentrações de sódio no sangue dentro da faixa normal, que é entre 135 a 146 milimoles por litro. Porém, os participantes que apresentaram um volume de 144 milimoles por litro acima envelheceram mais rápido do que os demais. 

Assim, esse envelhecimento pode ser observado através de outros indicadores de saúde, como pressão alta, colesterol e açúcar no sangue, constatando que o simples hábito de beber água pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce.

Desta forma, os pesquisadores concluíram que os adultos com níveis mais altos de sódio apresentam um risco 20% maior de morte prematura. De igual modo, as doenças crônicas também foram identificadas como frequentes em níveis acima de 142 milimoles, aumentando as chances de derrame, doença pulmonar e diabetes

“Os resultados sugerem que a hidratação adequada pode retardar o envelhecimento e prolongar uma vida livre de doenças”, afirmou Natalia Dmitrieva, autora do estudo.

Benefícios de beber água

Além de evitar o envelhecimento precoce, o consumo de água apresenta outros benefícios que contribuem significativamente com a saúde. Provavelmente, você já ouviu falar da temida dor de pedra nos rins que se caracteriza pela intensidade da dor e pelo mal súbito que causa aos pacientes. Pois bem, a água pode ser a sua aliada para evitar as pedras nos rins, já que quem bebe pouca água tem mais chance de formar pedras nos rins, pois a urina fica concentrada e mais propensa à formação dos cristais.

Além disso, a água compõe aproximadamente 60% do corpo. Portanto, todos os órgãos e tecidos corporais dependem dela. Ela também é essencial no cumprimento das seguintes funções:

  • Transporte de nutrientes;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Lubrificação do corpo;
  • Absorção de choque.

Por fim, o corpo perde água ao suar, ao urinar e até mesmo ao respirar. Ou seja, é necessário se manter hidratado. A desidratação acontece quando o organismo utiliza ou perde mais líquido do que está ingerindo. Assim, quando isso ocorre, o corpo não consegue realizar corretamente suas funções normais.

Dicas para aumentar o consumo

  • Tenha sempre uma garrafa de água à mão: lembre-se de higienizá-la com frequência e repor a quantidade de água sempre que necessário;
  • Fixe uma meta: determinar um volume por dia pode te ajudar a não perder o objetivo de vista e manter o seu corpo devidamente hidratado. Assim, alguns aplicativos de celular podem ajudar nessa tarefa com lembretes frequentes;
  • Criatividade é sempre bem-vinda: use-a para elencar itens novos na água, como frutas que compõem a água aromatizada. Além disso, trocar refrigerantes e sucos por água também é uma ótima opção para aumentar o consumo.

  Referência: Revista científica eBioMedicin.

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

mulher fazendo um exercício para os glúteos na polia da academia
Bem-estar Movimento

Exercícios para os glúteos na polia dão resultado? Veja exemplos

Os exercícios para os glúteos na polia vão deixar o seu treino mais completo. Confira exemplos e cuidados na hora de realizar

médico escutando batimentos cardíacos de um paciente com um estetoscópio
Saúde

Biomarcadores no sangue ajudam a identificar risco de AVC em pessoas com fibrilação atrial

Pesquisa dos Estados Unidos mostra que quatro biomarcadores presentes no sangue refletem maior sobrecarga cardíaca, inflamação e coagulação

bebês ozempic
Saúde

‘Bebês Ozempic’: medicamento pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade