Beber água é bom para a pele? Entenda os benefícios

14 de março, 2022

Tomar água é essencial para o funcionamento de todo o organismo. Mas, você sabia também que beber água é bom para a pele? Leia e entenda como:

Quando ingerimos muita água, mantemos a umidade da pele e com isso garantimos a entrega dos nutrientes na região, como explica Willian Ortega, cirurgião dentista e especialista em harmonização facial. Assim, segundo ele, esse processo ajuda a manter a pele mais luminosa e a combater os sinais de envelhecimento.

Beber água é bom para a pele. Todos os tipos de pele?

Ingerir bastante água é bom tanto para peles secas quanto para oleosas. Pois, a bebida hidrata o corpo (melhorando a pele seca) e ajuda na desintoxicação do organismo, reduzindo o nível de oleosidade da pele.

“Além de hidratar, a água ajuda na remoção de toxinas no organismo, o que traz benefícios para todos os tipos de pele”, afirma Willian Ortega.

Contudo, no caso da pele acneica, beber muita água tem maior impacto apenas nos casos leves. Assim, de acordo com o profissional, é importante consultar um especialista para definir o tratamento adequado para cada tipo de acne.

Quanto de água tomar por dia?

Existem diversos cálculos para definir a quantidade de água ingerida por dia. Segundo o especialista, o mais utilizado é o de 35 ml para cada kg de peso da pessoa. Por exemplo: uma pessoa que pesa 60 kg deve ingerir a partir de 2,1 litros de água por dia.

Mas, para potencializar ainda mais os benefícios da água na pele, Willian recomenda o uso de hidratante como complemento. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também indica que “uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora”. Para isso, além do uso de dermocosméticos específicos, a SBD aconselha uma ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.

“Por fim, a hidratação é fundamental para uma pele bonita e saudável”, completa Willian Ortega.

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Fonte: Willian Ortega, cirurgião dentista e especialista em harmonização facial.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.