Como a alimentação ajuda a combater o inchaço no verão

Alimentação Bem-estar
04 de Janeiro, 2023
Como a alimentação ajuda a combater o inchaço no verão

Você sente que as suas mãos, os seus pés e pernas, a barriga e até o rosto ficam mais inchados no verão? Há uma explicação lógica para isso, mas a boa notícia é que alguns alimentos ajudam a combater o problema. Veja, então, o que é bom para reverter o inchaço:

Por que ficamos mais inchados no verão?

De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, de São Paulo, os também chamados edemas são bem comuns no verão. “O que acontece é que nosso sistema circulatório é muito sensível às variações de temperatura”, diz.

Ainda segundo a especialista, os nossos vasos sanguíneos tendem a contrair no fio e expandir no calor. E essa dilatação contribui para uma sobrecarga na circulação, fazendo com que mais sangue vá para as extremidades — mãos, pés e pernas, por exemplo. “O processo de drenagem natural do organismo é mais lento, resultando no inchaço”, complementa.

Isso sem contar os excessos típicos do verão, não é mesmo? Afinal, a época do ano é recheada de comemorações, consumo exagerado de alimentos ricos em sódio, bebidas alcoólicas e longas horas de viagem (todos fatores que pioram a condição).

Leia também: Suco de salsão com brócolis emagrece? Conheça a bebida

O que é bom para acabar com o inchaço?

Por isso, Juliana Vieira comentou os hábitos que mais ajudam a amenizar a questão durante o verão:

1 – Beber água

“A água é um elemento essencial para combater a retenção de líquidos. Na verdade, beber água desintoxica muito mais que qualquer outro diurético”, afirma.

Ela explica que quanto mais hidratados estamos, mais o nosso sangue flui. “O corpo entende que você não precisa de mais líquidos, e favorece a eliminação dos mesmos, diminuindo o inchaço.”

2 – Comer devagar

Isso porque comer de modo rápido demais pode dilatar o abdômen. Segundo a especialista, o ideal é mastigar os carboidratos pelo menos 30 vezes antes de engolir; enquanto as proteínas, 40.

3 – O que é bom para evitar inchaço? Diminuir certos alimentos

“Consuma com moderação queijos, iogurtes com lactose, leites e sal”. Portanto, tente limitar-se a 5g de sal por dia — o equivalente a um saquinho.

4 – Fazer exercícios físicos

“Eles melhoram demais a circulação, diminuindo a retenção.”

5 – O que é bom para evitar inchaço? Investir no potássio

“Consuma alimentos ricos em potássio nessa época do ano, por exemplo, banana e abacate.”

6 – Ter uma alimentação rica em alimentos hidratantes

Por fim, aqueles itens que concentram muita água, como a melancia, a berinjela, a cenoura e o pepino, ajudam a hidratar o corpo e diminuir a sensação de inchaço no verão. Sem contar que são ricos em fibras, o que estimula o trânsito intestinal e diminui a barriguinha.

Fonte: Juliana Vieira, nutricionista de São Paulo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro