Má circulação sanguínea: confira 5 sinais que indicam o problema

Saúde
25 de Novembro, 2022
Má circulação sanguínea: confira 5 sinais que indicam o problema

A má circulação sanguínea é causada pelo funcionamento atípico do sistema cardiovascular e tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Principalmente pelos nossos hábitos, como a má alimentação e o sedentarismo.

Cerca de 40% dos brasileiros afirmam que são afetados por enfermidades decorrentes da má circulação — por exemplo, a hipertensão. Contudo, os médicos alertam que há ainda uma fatia da população que também é vítima de uma série de problemas dessa natureza, sem se dar conta.

Veja também: O que é a paniculite, doença que causou a morte de Erasmo Carlos?

5 sinais da má circulação que precisam de atenção médica

Confira na lista abaixo os 5 sinais que podem indicar algo anormal em seu sistema de circulação sanguínea.

Varizes

As varizes, em geral, provocam dores nas pernas e indicam um provável processo inadequado de retorno do sangue ao coração. Isso ocorre por conta da dilatação das veias e de problemas nas valvas, que não conseguem impedir o refluxo sanguíneo.

Dessa forma, o sangue acaba voltando e se acumula nas paredes dos vasos, o que gera a aparência escurecida, às vezes grossa e visível na pele. Algumas condições contribuem para o surgimento das varizes. Por exemplo, histórico familiar, hábitos de vida e de alimentação não saudáveis e alterações hormonais.

Inchaço nas pernas e pés: um sinal clássico da má circulação

O inchaço nas pernas pode estar vinculado a algum impedimento do fluxo sanguíneo. Um dos motivos possíveis é o entupimento de alguma veia — ou seja, a presença de um coágulo na corrente sanguínea (trombose). Além das veias dilatadas, ocorre um acúmulo do plasma nos membros inferiores do corpo, o que ocasiona o edema e a dor.

Cansaço constante e peso nas pernas

É um sintoma característico nas condições de má circulação relacionadas a problemas no sistema linfático. O sistema linfático é responsável por devolver a linfa — líquido que elimina as impurezas da circulação — já filtrada ao sangue, por meio dos vasos linfáticos.

Manchas amarronzadas

Os motivos para o aparecimento de manchas nas pernas são diversos. No entanto, uma das possíveis causas para o escurecimento em alguns pontos da pele periférica pode ser a insuficiência venosa.

Quando possui relação com a má circulação, essas manchas compõem um quadro chamado dermatite ocre. Essa pigmentação ocorre nos locais onde houve extravasamento do sangue e do plasma para a camada subcutânea da pele, como por exemplo, nos casos de varizes.

Paralisias momentâneas

As parestesias — formigamento ou dormência — nos membros inferiores também podem indicar algum problema no sistema circulatório. A principal associação é com o entupimento de artérias e a pressão alta, mas essas não são as únicas causas desse sintoma. A princípio, o formigamento, a dormência ou a paralisia momentânea ocorrem pela falta de oxigenação adequada nas pernas e pés. Como resultado, os membros periféricos não têm energia suficiente para se movimentar.

Na incidência de qualquer um dos sintomas apresentados, procure ajuda médica. Afinal, problemas de circulação podem evoluir para trombose, acidente vascular cerebral (AVC) e aneurisma, por exemplo. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem, então, diminuir a chance de problemas mais graves.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!