Wegovy: Anvisa aprova tratamento semanal contra obesidade e sobrepeso
Uma boa notícia para quem convive com o sobrepeso e a obesidade e está em busca de um tratamento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Wegovy, nome comercial para a semaglutida de 2,4 mg.
De acordo a Novo Nordisk, responsável pela produção do fármaco, este é o primeiro medicamento de uso semanal aprovado pela agência com a finalidade de combater o excesso de peso.
“O aval teve como base os resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity). Os pacientes que utilizaram Wegovy (semaglutida 2,4 mg) conseguiram uma perda de peso média de 17%, em 68 semanas, contra 2,4% do grupo placebo”, disse a farmacêutica em comunicado oficial.
Nesse sentido, um em cada três pacientes perdeu 20% de seu peso corporal e 83,5% dos participantes alcançaram uma redução de 5% ou mais com a utilização do medicamento.
“Mais um dos estudos STEP é a melhora dos índices cardiometabólicos. Por exemplo, redução da circunferência abdominal, hemoglobina glicada, triglicérides e pressão arterial”, pontuou a farmacêutica.
Veja também: 4 metas de saúde para colocar no seu ano novo
Como funciona o Wegovy
O ativo do Wegovy induz a perda de peso, reduz a fome, aumenta a sensação de saciedade. Dessa forma, a pessoa come menos e diminui a ingestão calórica.
No entanto, o fármaco não deve ser a única solução para o tratamento da obesidade e do sobrepeso. Ele é um coadjuvante à redução de calorias e aumento da atividade física em adultos.
Outro requisito é a prescrição. O medicamento se aplica apenas a indivíduos com IMC maior ou igual a 30 kg/m² (obesidade); ou maior ou igual a 27 kg/m² (excesso de peso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso.
A recomendação de uso são doses semanais de 0,25 mg, uma vez por semana. Ao longo de 16 semanas, a posologia aumenta gradualmente, até atingir a dose de manutenção de 2,4 mg semanal.
Contudo, a aprovação é ainda o primeiro passo para o lançamento do medicamento no Brasil. Portanto, ainda não há uma data definida para a comercialização.
Afinal, após a análise da Anvisa, deve-se aguardar outros processos, como a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
Histórico da semaglutida
Embora o Wegovy seja novidade, a semaglutida está disponível no mercado brasileiro desde 2018. A substância recebeu liberação da Anvisa para o tratamento do diabetes tipo 2 com o lançamento de Ozempic.
Inclusive, chegou a virar uma trend no TikTok, com pessoas utilizando o medicamento para emagrecer e por conta própria. Tal prática é desaconselhada por especialistas, pois todo e qualquer fármaco requer aconselhamento médico
No início de 2022, houve também o lançamento de sua versão oral, o Rybelsus, também para o tratamento do diabetes tipo 2.
Mapa da obesidade no Brasil e no mundo
Segundo dados da World Obesity Federation, existem 764 milhões de pessoas vivendo com obesidade no mundo. Até 2030, uma em cada 5 mulheres e um em cada 7 homens terão obesidade, chegando a 1 bilhão de pessoas globalmente.
No Brasil, a expectativa é que 29 milhões de mulheres, 21 milhões de homens e 7,7 milhões de crianças tenham obesidade até 2030. Ou seja, cerca de 30% da população. Atualmente, estima-se que 100 milhões de pessoas tenham sobrepeso e 41 milhões convivam com a obesidade no país.