Dietas mais controversas das celebridades — e por que não copiá-las

Alimentação Bem-estar
30 de Setembro, 2022
Dietas mais controversas das celebridades — e por que não copiá-las

Emagrecer a qualquer custo não deveria ser o objetivo das pessoas. Contudo, algumas celebridades já apostaram em cardápios um tanto quanto controversos para atingir o objetivo, que inclusive trazem alguns riscos à saúde. Confira por que você não deveria copiar estas dietas das famosas:

Dietas das famosas

Eva Longoria: dieta da taça ou dieta do dry Martini

Apesar do nome, a dieta não incentiva o consumo do drink — na verdade, essa estratégia alimentar não libera a ingestão do álcool.

Ela diz respeito, então, a utilizar uma taça de dry Martini (de aproximadamente 90ml) para medir as porções do café da manhã, do almoço e do jantar. Ou seja: em cada refeição, você só pode comer o que couber na taça, o que equivale a cerca de 270ml de alimentos por dia.

É claro que a ideia pode ser extremamente perigosa. Primeiramente, a quantidade ingerida diariamente é muito pequena, o que provavelmente resultaria em carências nutricionais. Além disso, ela torna-se impossível de manter a longo prazo, aumentando o risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, como a compulsão.

Jennifer Aniston: mesma salada todos os dias

Jennifer Aniston revelou que comeu a mesma salada todos os dias durante as gravações do seriado Friends, que foi ao ar de 1994 a 2004. Mas o que tinha de tão especial nessa salada “perfeita” da Jennifer Aniston?

Os ingredientes presentes no preparo incluíam salsinha, cebola roxa, hortelã, pistache, pepino, agrião, grão-de-bico, queijo feta, trigo e limão siciliano espremido. Uma verdadeira refeição rica em nutrientes! Os vegetais são fontes de fibras, vitaminas e minerais, enquanto o pistache entrega gorduras boas, e o grão-de-bico, proteína vegetal.

Realmente, a salada da Jennifer Aniston é saudável e parece deliciosa. Contudo, apesar de ser prático, o hábito de comer os mesmos alimentos e ingredientes diariamente pode não apenas ser tedioso, mas também impedir que o corpo seja nutrido por uma diversidade de nutrientes. Ou seja, ao fazer a mesma refeição todos os dias, o organismo não recebe todos os nutrientes dos quais necessita.

A maior desvantagem está ligada ao risco de má nutrição. Por exemplo, ao escolher frango sempre, é possível que haja falta de ômega-3 e demais ácidos graxos, pois eles estão presentes principalmente em peixes gordurosos, como o salmão.

Desse modo, sem uma boa nutrição, o corpo fica mais propenso a doenças, infecções, fadiga e mau desempenho. Crianças com dietas pobres, por exemplo, correm o risco de problemas de crescimento e desenvolvimento e baixo desempenho acadêmico. Ainda, maus hábitos alimentares podem persistir pelo resto de suas vidas.

Dietas das famosas: dieta do ovo, de Nicole Kidman

Durante as filmagens de ‘Cold Mountain’, Nicole Kidman também contou que só comeu ovos cozidos: geralmente um no café da manhã e dois ou três no almoço.

Aqui, entram os mesmos problemas: o cardápio restritivo e carente em diversos nutrientes; e a monotonia alimentar.

Leia também: Shot de vinagre de maçã vira febre entre famosas como Victoria Beckham e Jennifer Aniston. Funciona?

Reese Witherspoon: dieta da papinha de bebê

Consiste em trocar as principais refeições do dia por papinhas para bebês que, claramente, não possuem o volume recomendado para um adulto.

Dietas das famosas: Master Cleanse, de Beyoncé

Em 2006, a Master Cleanse virou uma tendência mundial. Isso porque houve o lançamento do filme Dreamgirls, estrelado por Beyoncé. Nele, a cantora apareceu visivelmente mais magra, o que levantou a curiosidade do público a respeito da sua dieta. Em uma entrevista, ela confessou: a responsável por sua transformação havia sido a dieta da limonada.

Trata-se de uma dieta líquida — isto é, alimentos sólidos são expressamente proibidos, assim como as bebidas alcoólicas. Durante dez dias, os adeptos devem beber, diariamente, 6 a 12 copos de uma receita contendo suco de limão, xarope de bordo (maple syrup) e pimenta caiena.

Além da limonada, um laxante à base de ervas e água com sal são recomendados. Essas são as únicas fontes de nutrientes ingeridas durante o período.

Especialistas e até órgãos de saúde frequentemente alertam a população sobre os riscos dos jejuns prolongados e das dietas extremamente restritivas. Isso porque é até possível diminuir o número na balança com tais estratégias, mas o custo tende a ser alto.

Primeiramente, é preciso entender que a chance de você recuperar tudo o que eliminou assim que voltar à alimentação normal é grande — até porque é impossível manter a dieta da limonada por muito tempo. Se a restrição alimentar for mais prolongada, há ainda a possibilidade de diminuição dos músculos do corpo.

Ademais, a falta de proteínas, calorias e vitaminas no dia a dia (potencializada pela utilização do laxante) pode gerar deficiências nutricionais, o que torna o corpo mais propenso a doenças, infecções, fadiga e até mau desempenho. Esses sintomas, aliás, foram relatados na internet por diversos indivíduos que aderiram à Master Cleanse.

Os perigos são ainda maiores para pessoas com diabetes, câncer, anemia, obstrução intestinal, cálculos biliares, baixo peso ou com histórico de transtornos alimentares, grávidas e lactantes.

Victoria Beckham: mesmo prato todos os dias

A alimentação da empresária, estilista e ex-cantora Victoria Beckham foi um dos assuntos de uma entrevista que o ex-jogador do Manchester United, David Beckham, deu ao podcast River Cafe Table 4. De acordo com ele, a esposa “comeu a mesma coisa nos últimos 25 anos”: peixe grelhado e legumes cozidos no vapor.

Não dá para negar: a combinação que a empresária ingere todos os dias é saudável. Afinal, os peixes são fontes de proteína (e muitas vezes, gorduras boas), e os legumes concentram inúmeras vitaminas e minerais. Mas, mais uma vez, torna a dieta monótona e pobre em alguns nutrientes.

Leia também: Laranja moro queima gordura abdominal? Entenda os benefícios

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva