Dietas mais controversas das celebridades — e por que não copiá-las
Emagrecer a qualquer custo não deveria ser o objetivo das pessoas. Contudo, algumas celebridades já apostaram em cardápios um tanto quanto controversos para atingir o objetivo, que inclusive trazem alguns riscos à saúde. Confira por que você não deveria copiar estas dietas das famosas:
Dietas das famosas
Eva Longoria: dieta da taça ou dieta do dry Martini
Apesar do nome, a dieta não incentiva o consumo do drink — na verdade, essa estratégia alimentar não libera a ingestão do álcool.
Ela diz respeito, então, a utilizar uma taça de dry Martini (de aproximadamente 90ml) para medir as porções do café da manhã, do almoço e do jantar. Ou seja: em cada refeição, você só pode comer o que couber na taça, o que equivale a cerca de 270ml de alimentos por dia.
É claro que a ideia pode ser extremamente perigosa. Primeiramente, a quantidade ingerida diariamente é muito pequena, o que provavelmente resultaria em carências nutricionais. Além disso, ela torna-se impossível de manter a longo prazo, aumentando o risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, como a compulsão.
Jennifer Aniston: mesma salada todos os dias
Jennifer Aniston revelou que comeu a mesma salada todos os dias durante as gravações do seriado Friends, que foi ao ar de 1994 a 2004. Mas o que tinha de tão especial nessa salada “perfeita” da Jennifer Aniston?
Os ingredientes presentes no preparo incluíam salsinha, cebola roxa, hortelã, pistache, pepino, agrião, grão-de-bico, queijo feta, trigo e limão siciliano espremido. Uma verdadeira refeição rica em nutrientes! Os vegetais são fontes de fibras, vitaminas e minerais, enquanto o pistache entrega gorduras boas, e o grão-de-bico, proteína vegetal.
Realmente, a salada da Jennifer Aniston é saudável e parece deliciosa. Contudo, apesar de ser prático, o hábito de comer os mesmos alimentos e ingredientes diariamente pode não apenas ser tedioso, mas também impedir que o corpo seja nutrido por uma diversidade de nutrientes. Ou seja, ao fazer a mesma refeição todos os dias, o organismo não recebe todos os nutrientes dos quais necessita.
A maior desvantagem está ligada ao risco de má nutrição. Por exemplo, ao escolher frango sempre, é possível que haja falta de ômega-3 e demais ácidos graxos, pois eles estão presentes principalmente em peixes gordurosos, como o salmão.
Desse modo, sem uma boa nutrição, o corpo fica mais propenso a doenças, infecções, fadiga e mau desempenho. Crianças com dietas pobres, por exemplo, correm o risco de problemas de crescimento e desenvolvimento e baixo desempenho acadêmico. Ainda, maus hábitos alimentares podem persistir pelo resto de suas vidas.
Dietas das famosas: dieta do ovo, de Nicole Kidman
Durante as filmagens de ‘Cold Mountain’, Nicole Kidman também contou que só comeu ovos cozidos: geralmente um no café da manhã e dois ou três no almoço.
Aqui, entram os mesmos problemas: o cardápio restritivo e carente em diversos nutrientes; e a monotonia alimentar.
Leia também: Shot de vinagre de maçã vira febre entre famosas como Victoria Beckham e Jennifer Aniston. Funciona?
Reese Witherspoon: dieta da papinha de bebê
Consiste em trocar as principais refeições do dia por papinhas para bebês que, claramente, não possuem o volume recomendado para um adulto.
Dietas das famosas: Master Cleanse, de Beyoncé
Em 2006, a Master Cleanse virou uma tendência mundial. Isso porque houve o lançamento do filme Dreamgirls, estrelado por Beyoncé. Nele, a cantora apareceu visivelmente mais magra, o que levantou a curiosidade do público a respeito da sua dieta. Em uma entrevista, ela confessou: a responsável por sua transformação havia sido a dieta da limonada.
Trata-se de uma dieta líquida — isto é, alimentos sólidos são expressamente proibidos, assim como as bebidas alcoólicas. Durante dez dias, os adeptos devem beber, diariamente, 6 a 12 copos de uma receita contendo suco de limão, xarope de bordo (maple syrup) e pimenta caiena.
Além da limonada, um laxante à base de ervas e água com sal são recomendados. Essas são as únicas fontes de nutrientes ingeridas durante o período.
Especialistas e até órgãos de saúde frequentemente alertam a população sobre os riscos dos jejuns prolongados e das dietas extremamente restritivas. Isso porque é até possível diminuir o número na balança com tais estratégias, mas o custo tende a ser alto.
Primeiramente, é preciso entender que a chance de você recuperar tudo o que eliminou assim que voltar à alimentação normal é grande — até porque é impossível manter a dieta da limonada por muito tempo. Se a restrição alimentar for mais prolongada, há ainda a possibilidade de diminuição dos músculos do corpo.
Ademais, a falta de proteínas, calorias e vitaminas no dia a dia (potencializada pela utilização do laxante) pode gerar deficiências nutricionais, o que torna o corpo mais propenso a doenças, infecções, fadiga e até mau desempenho. Esses sintomas, aliás, foram relatados na internet por diversos indivíduos que aderiram à Master Cleanse.
Os perigos são ainda maiores para pessoas com diabetes, câncer, anemia, obstrução intestinal, cálculos biliares, baixo peso ou com histórico de transtornos alimentares, grávidas e lactantes.
Victoria Beckham: mesmo prato todos os dias
A alimentação da empresária, estilista e ex-cantora Victoria Beckham foi um dos assuntos de uma entrevista que o ex-jogador do Manchester United, David Beckham, deu ao podcast River Cafe Table 4. De acordo com ele, a esposa “comeu a mesma coisa nos últimos 25 anos”: peixe grelhado e legumes cozidos no vapor.
Não dá para negar: a combinação que a empresária ingere todos os dias é saudável. Afinal, os peixes são fontes de proteína (e muitas vezes, gorduras boas), e os legumes concentram inúmeras vitaminas e minerais. Mas, mais uma vez, torna a dieta monótona e pobre em alguns nutrientes.
Leia também: Laranja moro queima gordura abdominal? Entenda os benefícios