Melhores alimentos para mulheres com 40 anos ou mais

3 de fevereiro, 2020

À medida que as mulheres se aproximam dos 40 anos, seus corpos passam a acumular mais gordura, ocasionando ganho de peso. Assim, muitas precisam adotar abordagens novas e diferentes para manter a saúde, inclusive adaptando a dieta para obter os nutrientes necessários.

Dito isso, confira os melhores alimentos para mulheres acima de 40 anos que podem ajudar a apoiar massa muscular saudávelequilíbrio hormonal e controle adequado do peso.

Melhores alimentos para mulheres de 40 anos ou mais

Sementes

Fontes de ômega-3, sementes são excelente adição não apenas à dieta para quem tem mais de 40 anos, mas para todas as mulheres. O que as torna tão benéficas? Suas gorduras boas e fibras. As sementes são facilmente digeridas pelo organismo, por isso, seus nutrientes são melhor absorvidos. 

Salmão selvagem: Aliado da mulher de 40 anos ou mais

Talvez você ainda não soubesse disso, mas há diferentes tipos de salmão. Existe o salmão que é criado em cativeiro e o salmão selvagem, que é pescado. Rico em gordura boa, o salmão selvagem é uma ótima fonte de ômega-3 e proteína. Assim, beneficia a saúde do coração, promove a sensação de saciedade e, consequentemente, ajuda no emagrecimento

Leia mais: Diferença entre os tipos de salmão selvagem e de cativeiro

Abacate

O abacate é um verdadeiro superalimento, especialmente para quem chegou aos 40. Cheio de boas gorduras, fibras e potássio, é excelente para a pele, cabelo e para a saúde do coração. Não só, ajuda no emagrecimento, pois promove a sensação de saciedade. 

Leia também: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate

Oleaginosas: Coloque na dieta mesmo antes dos 40 anos

Fibras e sabor agradável: as oleaginosas têm tudo isso. Não só, também são boas fontes de proteína. Por isso, não apenas ajudam no emagrecimento, mas são excelentes para a saúde do coração e combatem doenças, como a diabetes. Além disso, o tipo de gordura encontrada nesses alimentos é um dos queridinhos da alimentação saudável: trata-se da gordura insaturada, fonte importante de energia e cheia de benefícios para o nosso corpo. 

Chocolate amargo

O chocolate amargo é delicioso, possui menos açúcar do que outras versões da guloseima e é cheio de benefícios. As versões com 70% de cacau são ricas em flavonoides (antioxidantes naturais), assim, ajudam a proteger a saúde do coração, na redução do risco de diabetes e no controle da pressão arterial

Frutas vermelhas

Frutas como a framboesa, o mirtilo e o morango são ótimas opções para quem já tem mais de 40 anos. Além de saborosas, são ricas em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras. 

Outros alimentos recomendados são: 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo