Morango: Benefícios que você precisa conhecer

Alimentação Bem-estar
05 de Agosto, 2019
Morango: Benefícios que você precisa conhecer

Os meses de agosto e setembro são época de morango, frutinha vermelha, gostosa e muito saborosa. Versátil, ele pode ser usado em saladas, sucos, smoothies, para adicionar sabor ao iogurte, no chá ou na sopa, além de ser o ingrediente principal de deliciosos doces e sobremesas. 

Além disso, é pouco calórico. Uma xícara de morangos inteiros fornece apenas 46 calorias. A variedade de nutrientes que carrega é enorme. Os benefícios que trazem ao organismo ainda mais. 

Leia também: 7 benefícios do cranberry

Veja, a seguir, motivos para incluir morangos na sua dieta:

Rico em vitaminas

Uma porção de um copo de morangos contém mais de 100% da quantidade diária de ingestão de vitamina C. Além de funcionar como um antioxidante que combate o envelhecimento, a vitamina ajuda a produzir colágeno e a manter a saúde da pele. Da mesma forma, mais de 90% do morango é composto por água. Além disso, o fruto possui cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco, B2, B6, traços de B1 e B3.

Combate o sobrepeso

A fruta é rica em flavonoides, substâncias associadas a um risco reduzido de ganho de peso relacionado à idade. O efeito pode ser devido à capacidade dos flavonoides de aumentar a captação de glicose no músculo e /ou diminuir a captação de glicose no tecido adiposo. Por isso, comer morangos no final da refeição ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e insulina.

Protege pele e ossos

Uma xícara de morangos fornece quase um quarto da meta diária de manganês. O mineral ajuda a produzir colágeno e promove a saúde da pele e dos ossos.

Auxilia a digestão

A fibra presente na fruta (cerca de 3 gramas por xícara) ajuda a manter uma boa saúde digestiva ao apoiar o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, que estão ligadas à imunidade e ao humor.

É cardioprotetor

O morangoreduz a inflamação, aumenta o colesterol HDL (bom), protege contra a oxidação do mau colesterol LDL (um precursor do endurecimento das artérias) e melhora a circulação.

Leia também: Alimentos que protegem o coração

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa