Diferença entre os tipos de salmão selvagem e de cativeiro

Alimentação Bem-estar
20 de Dezembro, 2019
Diferença entre os tipos de salmão selvagem e de cativeiro

Talvez você ainda não soubesse disso, mas há diferentes tipos de salmão. Existe o salmão que é criado em cativeiro e o salmão selvagem, que é pescado.

Tipos de salmão: Selvagem x cativeiro

A diferenciação entre os dois tipos de salmão já causou muita polêmica, pois nem sempre sabemos qual exatamente estamos consumindo. Apesar de ambas as variedades serem salmão, apenas um deles possui sua cor alaranjada naturalmente – e outro, não. 

Para entender essa diferença, é preciso entender de onde vem sua cor: é gerada pelo pigmento astaxantina. Esse é absorvido pelo salmão selvagem ao se alimentar de camarões. Esse peixe é encontrado em abundância nos oceanos Atlântico e Pacífico.

Entretanto, quando o peixe é criado em cativeiro, não é alimentado da mesma forma. Em contrapartida, sua nutrição é obtida por meio de farinha e corantes, a fim de que adquiria sua coloração natural.

Além disso, nesses cativeiros, o uso de gordura e antibióticos é grande e frequente, com o objetivo de que os peixes cresçam muito e muito rápido.

Cuidados no consumo

Como dito, o salmão de cativeiro merece atenção. Sendo assim, é importante lembrar que ele constitui cerca de 95% do salmão encontrado à venda nos mercados.

Ou seja, o acesso ao salmão selvagem, verdadeiramente saudável, é muito restrito e, com certeza, seu custo é mais elevado.

Vale ressaltar que: em cativeiro, o pigmento do salmão é obtido a partir do Petróleo. Quando consumido em grande quantidade, pode prejudicar a visão, bem como provocar alergias.

Leia também: Alimentos ricos em proteínas e seus benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando chutes em um ringue com seu treinador
Bem-estar Movimento

Kickboxing: tudo o que você precisa saber sobre a modalidade

O esporte de combate desarmado em pé que combina técnicas de soco e chutes

mulher colocando chá em uma xícara, em cima de uma mesa de madeira. o consumo de chá traz muitos beneficios a saúde.
Alimentação

Hábito de consumir chá pelo menos 3 vezes na semana aumenta tempo de vida, diz estudo

Os chás podem ser uma excelente estratégia para quem deseja uma vida longeva e saudável; conheça os benefícios de consumir chá regularmente.

homem idoso sentando no sofá, com uma coberta sobre os ombros, tomando chá verde - um dos alimentos que aquecem o corpo
Alimentação

5 alimentos que aquecem o corpo nos dias frios (e como consumir)

O processo de aquecer o corpo por meio de alimentos é conhecido como termogênese; confira a lista de alimentos para o frio.