Como parar de beliscar durante o dia? 8 dicas essenciais
O som “croc-croc” é frequente no seu dia a dia? Ao trabalhar em frente ao computador, assistir uma série na TV ou mexer no celular, você sente vontade de colocar a boca para mastigar? Fique esperto: o hábito de consumir snacks o tempo todo pode levar ao aumento de peso e nem sempre significa que você está com fome. Mas como parar de beliscar sem necessidade? Veja a seguir:
Por que sentimos vontade de comer o tempo todo?
Esse desejo frequente por comida pode estar relacionado a duas principais razões. A primeira delas tem a ver com a qualidade da sua alimentação. “Itens ricos em carboidratos (pães, biscoitos, bolos, guloseimas e massas, por exemplo) costumam despertar muita fome em pouco tempo depois da última refeição. O mesmo vale para ingredientes processados e industrializados”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.
O processo acontece porque esses tipos de alimentos podem até ser bem calóricos, mas possuem elevados índices glicêmicos. O que isso quer dizer? Que eles são rapidamente digeridos pelo corpo e transformados em açúcar no sangue. Isso causa picos da substância no organismo — ou seja, você sente satisfação, energia e saciedade iniciais, mas logo em seguida, o cansaço e a fome aparecem novamente.
Outro provável motivo para a vontade de beliscar é a fome emocional. Ela acontece quando resolvemos devorar uma barra de chocolate porque estamos tristes, atacar um pacote de pipoca para aliviar as tensões ou até beber várias latas de cerveja para comemorar uma conquista.
Se raro, esse costume pode fazer parte de uma dieta equilibrada. Mas quando o hábito se torna corriqueiro (você percebe, por exemplo, que recorre às “beliscadas” nada saudáveis para esquecer as emoções), ele pode levar ao aumento de peso e a transtornos alimentares.
Leia também: Quando o estresse vira compulsão alimentar
Mas como parar de beliscar durante o dia?
A especialista elenca dicas essenciais:
1 – Mantenha horários fixos para as refeições
Algumas pessoas ficam satisfeitas com apenas três refeições por dia. Mas se você sente vontade de beliscar o tempo todo, pode ser que você tenha que dividir melhor os períodos de alimentação.
Determine horários fixos para comer (de três em três horas, por exemplo) e coloque alarmes no celular que te ajudarão a lembrar. Além disso, separe antes as porções dos lanches — assim, você evita exageros.
2 – Como parar de beliscar: Coma mais comida de verdade
Como explicado anteriormente, snacks industrializados e ricos em carboidratos refinados deixam a gente com fome muito rapidamente. A dica, então, é investir em alimentos que trazem mais saciedade: frutas com cascas e vegetais crus (que são ricos em fibras), castanhas (fontes de gorduras boas) e proteínas magras (ovo, frango, queijos brancos) são ótimas opções.
3 – Beba água
Você sabia que muita gente confunde a sensação de sede com fome? Portanto, capriche na ingestão diária de líquidos. E quando o desejo por um salgadinho aparecer, beba um copinho de água e espere alguns minutos — dessa forma, você garante que o problema não é a desidratação.
4 – Como parar de beliscar: Ocupe a mente
Se você estiver estressado, triste, cansado ou nervoso, tente focar em atividades que não envolvam a comida. Ou seja, em vez de beliscar, leia um livro, converse com um amigo, escute músicas relaxantes…
Leia também: 5 erros da dieta que você comete no trabalho
5 – Tome sol
A vitamina D, além de ajudar na absorção de cálcio e fósforo, pode reforçar o sistema imunológico e ajudar no equilíbrio mental e emocional, trazendo mais energia para as suas atividades diárias e espantando o cansaço — que, por sua vez, tem relação com a vontade de beliscar.
6 – Como parar de beliscar: Varie o cardápio
Consumir sempre os mesmos alimentos causa a monotonia alimentar. E aí, já viu: ao ver algum alimento diferente, você vai querer devorá-lo.
7 – Mantenha-se ativo
A prática regular de atividade física traz a sensação de bem-estar. Assim, a chance de você descontar emoções ruins na comida diminui.
8 – Preste atenção em você
Por fim, sempre que quiser beliscar, pare por alguns instantes e preste atenção no que você realmente está sentindo: será que está com fome mesmo? A quantidade de “nãos” que você dirá vai surpreender.
Leia também: Quer comer mais saudável? Durma mais
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).