Passo a passo do emagrecimento: o que fazer antes de começar uma dieta

Alimentação Bem-estar
21 de Setembro, 2022
Passo a passo do emagrecimento: o que fazer antes de começar uma dieta

Muita gente acha que começar uma dieta nova é um processo simples e fácil, afinal, bastaria “fechar a boca” e ter força de vontade. Contudo, não é bem assim que funciona: o paciente precisa do acompanhamento de especialistas e do apoio dos amigos e da família para que perder peso não se torne algo estressante e doloroso.

Se você pretende começar a reeducação alimentar em breve, saiba que algumas mudanças fora do cardápio poderão te ajudar a enfrentar os desafios de forma mais segura e saudável! Confira, então, o passo a passo do emagrecimento:

O que fazer antes de começar uma dieta

Confira se a saúde está em dia

Consultar-se com um médico anualmente é essencial para todas as pessoas. E especialmente para quem vai começar um processo de emagrecimento, deixar os exames em dia é importante para detectar possíveis condições que podem prejudicar a meta ou que pedem cuidados específicos durante o tratamento — alguma intolerância alimentar ou até problemas cardiovasculares, por exemplo. Desse modo, as estratégias serão ainda mais individualizadas e assertivas.

Cuide da saúde mental

“A obesidade é uma condição multifatorial, e o estado mental do paciente merece destaque. Na maior parte das vezes, a relação com a comida é de emoção, uma busca por cobrir um vazio com alimentos”, explica a psicóloga Maria Rafart. “Pessoas em desequilíbrio emocional tendem a não aderir por muito tempo a novas formas de se relacionar com a comida, e mesmo perdendo peso inicialmente, caem no que chamamos de reganho.”

Desse modo, com o acompanhamento psicológico adequado, a pessoa consegue melhorar o relacionamento com o ato de comer, tornando o hábito mais saudável e fácil de manter. “O terapeuta acompanha a jornada do paciente, levantando com ele o significado da comida em sua vida”, ela complementa.

Além disso, é papel do especialista fornecer técnicas e ferramentas para que a pessoa consiga manejar efetivamente o estresse e a ansiedade — sentimentos muito ligados a quadros de compulsão alimentar. “Muitas vezes, a terapia implica em ir fundo em questões da infância que estavam soterradas por outras memórias – é um processo doloroso, mas que pode ressignificar muito.”

Antes de começar uma dieta: encontre um nutricionista com o qual você se identifica

Outro profissional que será essencial na caminhada é o nutricionista. “Ele irá avaliar de forma individualizada a necessidade (ou não) de dieta. Realizar restrições alimentares sem orientação profissional é perigoso à saúde”, alerta a Profa Dra Andrea Guerra Matias, professora de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O nutricionista vai montar um planejamento alimentar personalizado para o paciente e trabalhar toda a parte de reeducação alimentar, com cálculos adequados das quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras. Se necessário, ele também indicará a suplementação de alguns nutrientes — afinal, é muito comum as pessoas tomarem vitaminas sem recomendação médica, o que também pode ser prejudicial.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Tente melhorar a qualidade do seu sono

Você sabia que as noites de descanso têm grande influência no emagrecimento? O sono faz parte de uma rotina saudável e, acredite, pode mudar sua vida se estiver em dia. A primeira razão é óbvia: o corpo precisa dele para recompor as energias, independentemente de seu estilo de vida.

O outro motivo é que durante o período de descanso, o corpo realiza uma espécie de “faxina”, colocando tudo em ordem: fortalece a imunidade, libera hormônios, regula as funções neurais, o metabolismo e outros processos importantes que regem a saúde do organismo.

Inclusive, indivíduos privados de sono apresentam um aumento de nos níveis de grelina (hormônio que aumenta a fome) e uma redução nos de leptina (hormônio que diminui a fome), quando comparados a pessoas que dormem adequadamente.

Confira dicas de higiene do sono imprescindíveis:

  • Estabeleça horários levantar da cama;
  • Só deite quando estiver com a sensação de sono;
  • Desligue eletrônicos e luzes brancas uma hora antes de deitar — ler, por exemplo, é uma ótima atividade para esse período;
  • Evite café e cigarro à noite;
  • Tente diminuir o estresse com a prática de exercícios físicos regulares e a dieta equilibrada;
  • Faça pequenas pausas ao longo do dia;
  • Medite;
  • Por fim, procure ajuda de um especialista do sono.

Leia também: Dormir mal: Sinais (além do cansaço) de que o seu sono é ruim

Escolha uma atividade física que te deixe motivado

Adotar a prática regular de atividade física é importante não só para potencializar os efeitos da dieta. Hoje, sabe-se que os exercícios são capazes de melhorar o humor e diminuir os riscos de diversas doenças crônicas.

Contudo, não é muito prazeroso ser obrigado a fazer uma atividade com a qual você não se identifica, não é mesmo? A sorte é que, hoje, existem inúmeras modalidades que atendem a variados gostos — e encontrar a sua preferida vai fazer toda a diferença na hora de manter a motivação e a constância!

Por isso, teste várias opções (mas com o acompanhamento profissional, é claro), e leve em conta algumas questões: você prefere esportes em grupo ou individuais? Você curte competições? Prefere treinar ao ar livre? Respondendo a todas elas, fica mais fácil encontrar a sua sessão ideal!

Antes de começar uma dieta: organize a geladeira e os armários da cozinha

Pronto. Agora que você já preparou o corpo para a nova dieta, é hora de deixar a casa em ordem! Isso porque a disposição dos alimentos e como a comida é preparada e até mesmo estocada são fatores que atuam na perda de peso. Organizar ainda pode tornar todo o ambiente mais agradável e espaçoso.

A princípio, é importante manter à vista os alimentos que você irá consumir com mais frequência. Portanto, sobre o balcão ou sobre a mesa, mantenha a base da sua dieta.

Deixar as frutas à vista, por exemplo, é uma boa ideia. Sendo assim, quando a fome bater, elas serão sua primeira escolha. O mesmo vale para os alimentos que você quer evitar: mantenha-os fora do seu campo de visão para não despertar a vontade.

Leia também: O que não pode faltar na geladeira de quem quer emagrecer

Peça a colaboração de amigos e familiares

Contar com o apoio de quem a gente ama faz toda a diferença, não é mesmo? Por isso, converse com as pessoas queridas, e conte sobre o seu grande objetivo. A ideia não é parar de ir em festas e encontros sociais: pelo contrário, quanto mais você receber palavras de incentivo, melhor!

Para esses momentos, tente fazer escolhas mais equilibradas e não se sinta culpado em se divertir.

Fontes: Maria Rafart, psicóloga; e Profa Dra Andrea Guerra Matias, professora de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!