5 alimentos que atrasam o metabolismo para você evitar

Alimentação Bem-estar
25 de Agosto, 2022
5 alimentos que atrasam o metabolismo para você evitar

O nosso metabolismo, mecanismo que transforma os nutrientes que ingerimos em energia, desacelera, naturalmente, ao longo dos anos. Mas ele também é bastante flexível e responde bem ao estilo de vida de cada pessoa, principalmente no quesito alimentação. Por isso, confira quais alimentos “atrasam” o metabolismo e, portanto, vale a pena evitar:

Alimentos que atrasam o metabolismo: refrigerante

São ricos nas chamadas “calorias vazias”: ou seja, calorias que não carregam micronutrientes importantes para diversos processos do organismo. Sem contar os corantes, conservantes e outras substâncias químicas.

Alimentos que atrasam o metabolismo: salgadinhos industrializados

Além de serem fritos, carregam altos teores de sódio e também não são nada nutritivos.

Alimentos que atrasam o metabolismo: sucos prontos

Apesar de parecerem saudáveis, concentram muito açúcar.

Alimentos que atrasam o metabolismo: temperos em pó e macarrão instantâneo

À primeira vista, o item não parece tão ruim assim. Mas é preciso lembrar que ele é composto basicamente de conservantes, farinha branca e gordura vegetal — o que o torna calórico e com baixíssimas quantidades de vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, ele pode ser incluído no grupo de alimentos com “calorias vazias”.

Além disso, o tempero concentra muitos corantes, toxinas e sódio. Este último, em excesso, pode elevar a pressão arterial, gerar retenção de líquidos, piorar o sistema imunológico, aumentar o risco de algumas doenças crônicas e causar problemas renais (a longo prazo).

Outro motivo que torna o miojo um vilão da saúde é o seu método de preparo. Isso porque para virar aquele bloquinho seco e crocante, o macarrão precisa passar por um processo de desidratação por fritura rápida em gordura.

Alimentos que atrasam o metabolismo: sorvetes industrializados

Ricos em açúcar e gorduras nada saudáveis para o corpo.

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Outros hábitos que atrasam o metabolismo

Beber pouca água

A hidratação é essencial para o bom funcionamento do organismo como um todo, porque a água faz com que seu corpo trabalhe com mais eficiência e impede que o metabolismo fique lento. Mas lembre-se: o ideal é beber, no mínimo, 2 litros por dia (se estiver muito quente, pode aumentar essa quantidade).

Consumir açúcar em excesso

Como o açúcar é digerido rapidamente pelo organismo, acaba-se criando uma sensação falsa de fome, o que nos leva a comer mais. Além disso, o excesso de açúcar pode desacelerar o metabolismo, tornando mais difícil a queima de calorias.

Ficar horas sem comer deixa o metabolismo mais lento

Passar muito tempo em jejum faz com que seu organismo acredite que está vivendo um “estado de emergência”. Com isso, ele acaba estocando energia e, consequentemente, acumulando gordura. Por isso, procure se alimentar bem nas principais refeições e, se sentir fome nos intervalos, faça um lanchinho. A dica é ter sempre à mão frutas, castanhas ou iogurte.

Dormir pouco

Noites mal dormidas podem fazer com que os níveis de leptina — hormônio responsável por controlar o apetite — fiquem desregulados. Dessa forma, essa alteração provoca aumento da fome e até compulsão alimentar, além de fadiga e redução do ritmo metabólico. Então, durma pelo menos 6 horas por dia.

Deixar a atividade física de lado

A prática de atividade física com regularidade ajuda a acelerar o metabolismo e ainda aumenta o gasto calórico. Perfeito para quem quer enxugar uns quilinhos. O indicado é se exercitar ao menos 3 vezes por semana.

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