Sal verde: alternativa de tempero tem menos sódio, mas mantém o sabor

27 de abril, 2022

Você sabia que a quantidade de sal na comida pode influenciar diretamente a saúde do coração? Apesar de ser complicado controlar as “pitadinhas” do ingrediente na hora de temperar as refeições, o consumo regular de sódio precisa ser reduzido para manter em equilíbrio a pressão arterial. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, a hipertensão arterial é a doença cardiovascular mais frequente no Brasil. Por isso, o sal verde, preparado com especiarias naturais, pode ser uma alernativa mais saudável para o dia a dia.

Para a nutricionista Nathália Guimarães, da Nutrindo Ideais, o sal verde pode ser utilizado no lugar do sal comum em diversas preparações e pratos, principalmente em saladas, arroz, massas, carnes, vegetais e sopas. Além de aromático, costuma agradar a todos os paladares. “Esse tipo de sal contém quatro ervas poderosas que auxiliam pessoas com hipertensão por terem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e ajudarem na digestão”, explica a profissional.

Ainda segundo Natália, o sal verde é capaz de auxiliar no combate ao estresse oxidativo dos radicais livres, bem como agir beneficamente na inflamação sistêmica e na homeostase de minerais no corpo. “Além da redução do teor de sódio por gramatura, a pessoa também estará introduzindo em seu corpo outros minerais importantes que ajudam na redução da pressão arterial”, ressalta.

Leia também: Sal engorda? Entenda como o sódio atua no organismo

Confira a receita completa para fazer o sal verde em casa:

Como fazer sal verde

Ingredientes:

  • 10g de alecrim desidratado;
  • 25g de manjericão desidratado;
  • 15g de orégano desidratado;
  • 10g de salsinha desidratada;
  • 45g de gergelim tostado;
  • 100g de sal grosso marinho, ou sal grosso rosa, ou flor de sal.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque o sal e o gergelim em um processador e bata por alguns segundos, até que virem pó. Então, adicione as ervas e bata por mais alguns segundos. Por fim, coloque em um pote de vidro com tampa hermética, sem a necessidade de levar à geladeira. Desse modo, o tempero dura até três meses.

Observação: Cada 5 gramas de sal verde (1 colher de chá) tem 8 calorias.

Fonte: Nathália Guimarães, da Nutrindo Ideais, é nutricionista clínica integrativa e funcional, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Esportiva Funcional e com formação em Psiquiatria Nutricional, além de ser palestrante e pesquisadora.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.