O que não pode faltar na geladeira de quem quer emagrecer

Alimentação Bem-estar
21 de Setembro, 2022
O que não pode faltar na geladeira de quem quer emagrecer

Se você está em busca de diminuir os ponteiros da balança já deve ter pesquisado inúmeras maneiras de atingir esse objetivo. Mas, a verdade é que a perda de peso envolve, basicamente, conquistar o famoso déficit calórico. Ou seja, consumir menos calorias do que o corpo gasta. Nesse sentido, grande parte dessa meta pode ser alcançada se você fizer escolhas saudáveis do que colocar na lista de compras para abastecer a geladeira e, assim, criar receitas saudáveis e saborosas. E, acredite, são alimentos simples, naturais e de fácil acesso que vão potencializar esse processo. Pois, a melhor estratégia é manter alimentos saudáveis ​​à mão para garantir que você mantenha uma alimentação equilibrada. A seguir, veja uma lista do que não pode faltar na geladeira de quem quer emagrecer.

Geladeira de quem quer emagrecer: o que precisa ter

A geladeira de quem quer emagrecer deve ter proteínas, quantidades moderadas de gorduras saudáveis ​​e carboidratos complexos. Além disso, muitas frutas vegetais. Portanto, vamos ajudá-lo a montar uma lista de compras completa, sem ter muito trabalho. 

Proteínas

A proteína tem sido associada à perda de peso há tempos. Nesse sentido, dietas de baixa ingestão de carboidratos (low-carb) e ricas em proteínas, como a Paleo e a Atkins, prometem prolongar a sensação de saciedade. Em geral, as pessoas não conseguem emagrecer porque sentem fome, e estudos mostram que refeições com alto teor proteico podem ajudar a diminuir a vontade de comer o tempo todo. Confira algumas opções:

Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos são de baixo índice glicêmico. Ou seja, cuja glicose é liberada aos poucos no organismo. São, portanto, de lenta absorção. Assim, estão presentes em alimentos integrais, grãos e tubérculos, como aveia, arroz integral, batata-doce, abóbora, feijão, abobrinha e mandioca. 

São os preferidos na escolha dos nutricionistas para compor a  geladeira de quem quer emagrecer. Pois, evitam picos de insulina e dessa forma conferem mais saciedade e produção de energia por mais tempo. Além disso, os alimentos do tipo integral passam por menos etapas de refinamento, e têm suas propriedades e nutrientes preservados, sendo mais recomendados para uma alimentação equilibrada.

Gorduras boas para a geladeira de quem quer emagrecer

Gordura: só de ouvir essa palavra, você já fica com culpa do que está comendo? Pois, saiba que nem toda gordura engorda e faz mal. E mais: ela é essencial na geladeira de quem quer emagrecer. Contudo, estamos acostumados a ouvir que as gorduras são as grandes vilãs do aumento de peso. Mas, esse conceito está, aos poucos, ficando ultrapassado. É verdade que são calóricas e algumas podem causar malefícios para a saúde se ingeridas em excesso. No entanto, as gorduras desempenham funções importantes para o organismo.  Assim, as gorduras boas são as que chamamos de insaturadas. Ou seja, provenientes da natureza. Preparado para incluir gorduras boas na sua dieta

  • Abacate;
  • Ovo;
  • Azeite de oliva;
  • Peixes “gordos” (arenque, salmão, atum, sardinha, cavala e truta);
  • Oleaginosas;
  • Chocolate amargo acima de 70%.

Leia também: Alimentos que protegem o coração

Frutas

Fontes de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico, as frutas podem ter um grande impacto positivo na saúde. E quanto mais você incluí-las na sua alimentação melhor. Mas, você sabe quais as frutas mais indicadas para a geladeira de quem quer emagrecer? Veja algumas opções:

Vegetais que não podem faltar na geladeira de quem quer emagrecer

A família de vegetais inclui folhas, flores, frutos, caules, tubérculos e raízes. Assim, diversos estudos associaram uma maior ingestão desses alimentos com um menor risco de doenças crônicas, incluindo problemas cardíacos, diabetes e cânceres relacionados a estilo de vida. Além disso, dados têm ligado a ingestão de pelo menos cinco porções por dia para melhorar o humor e sentimentos de felicidade e satisfação. Seus benefícios vêm das fibras, vitaminas e minerais presentes em todos eles. 

Por fim, veja quais são os melhores vegetais para incluir na geladeira de quem quer emagrecer:

Leia também: Motivos para colocar couve na sua dieta

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros