Perder peso no frio pode ser mais fácil do que parece: entenda

Alimentação Bem-estar
05 de Setembro, 2022
Perder peso no frio pode ser mais fácil do que parece: entenda

Os períodos do ano que contam com temperaturas mais baixas podem ser benéficos para o processo de emagrecimento, sabia? Isso porque se você aliar alguns hábitos alimentares à prática de exercícios físicos, perder peso no frio pode se tornar mais fácil do que parece.

Muitas pessoas acreditam que, no frio, a vontade de comer aumenta. Contudo, isso pode não passar de impressão, e com a escolha dos alimentos certos, é possível aumentar a saciedade.

Além disso, o metabolismo estará mais acelerado para deixar o corpo aquecido. Esse fato, somado a uma alimentação saudável, favorece o gasto calórico!

Perder peso no frio

Para o médico Dr Yago Fernandes, atuante em endocrinologia da equipe Nutrindo Ideais e especialista em emagrecimento e hipertrofia, o inverno pode ser a melhor época do ano para emagrecer pois o corpo gasta muitas calorias para equilibrar a temperatura corporal, e isso consome gordura.

O estudo americano Cool Temperature Alters Human Fat and Metabolism mostra como o processo funciona:

  • A exposição a temperaturas frias faz com que seja formada gordura marrom no lugar de gordura branca;
  • A gordura marrom estimula a queima calorias extras para que o corpo se mantenha aquecido – então, se pudermos produzir gordura marrom em vez de branca, isso pode nos ajudar a queimar o excesso de gordura corporal.

E se você conseguir fazer alguns ajustes na alimentação, melhor ainda. Há diferenças entre a fome e a vontade de comer: enquanto a fome é quando o corpo usa a primeira reserva de energia que geralmente é o carboidrato, a vontade de comer é quando isso já foi suprido, mas continuamos a ingerir alimentos.

Por isso, para uma alimentação que contribui para o processo de emagrecimento, Eleonora Galvão, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais e especializada em nutrição vegana e vegetariana, indica alimentos que ajudam na dieta:

Alimentos que ajudam a perder peso no frio

Cenoura

Possui fibras que retardam a digestão, promovendo saciedade por mais tempo. Elas ainda diminuem a vontade de comer e controlam desejos por conta dos tempos de decomposição e digestão mais longos.

Sem contar que a cenoura é um vegetal versátil e de baixo valor calórico, podendo ser combinada com outras opções densas em nutrientes.

Canela

A especiaria tem potencial termogênico, ou seja, acelera o metabolismo naturalmente. Ademais, promove a estabilização dos níveis de glicose no sangue, melhorando a sinalização do hormônio insulina e consequentemente promovendo maior controle da fome.

Kiwi

A fruta da safra de inverno é rica em fibras alimentares, que melhoram a saúde do intestino e a digestão. Também é fonte de magnésio, um mineral importante para o controle da ansiedade, sentimento que pode potencializar o “comer emocional”.

Além disso, treinar no frio pode ser um ponto extra. O personal trainer Matheus Vianna, criador do método treinando sem dor, aponta que o corpo tende a se adaptar às temperaturas amenas e aumentar a capacidade de queima de gordura corporal.

Atividades físicas caseiras podem ser uma boa escolha, como subir escadas, dançar, fazer yoga e artes marciais. Por fim, algumas mudanças de comportamento também são essenciais, como regular a rotina de sono.

Treinar para perder peso no frio

Além desses pontos, treinar no frio pode ser um grande aliado, mas exige cuidados. O personal trainer e criador do método “treinando sem dor”, Matheus Vianna, diz que atividades físicas em casa podem ser uma boa escolha, como subir escadas, dança, yoga e artes marciais. Além disso, não podemos nos esquecer de manter o sono em dia, já que ele é essencial para o processo de emagrecimento — no frio, isso não é muito difícil, não é mesmo?

Fontes:

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!