Como manter uma alimentação saudável no inverno? Veja dicas

Alimentação Bem-estar
18 de Maio, 2022
Como manter uma alimentação saudável no inverno? Veja dicas

Durante a última semana, diversas cidades brasileiras apresentaram quedas nas temperaturas, indicando que o inverno vem aí! E, com o frio, aparecem também a fome em excesso e a vontade de alimentos mais quentinhos e calóricos — o que pode atrapalhar quem busca manter uma dieta equilibrada e saudável. Mas, calma, não precisa desanimar: é possível manter uma alimentação saudável no inverno! Confira, então, algumas dicas:

Por que sentimos mais fome no frio?

Estudos já demonstraram que temos a tendência de comer mais nos meses de baixas temperaturas, com uma média de ganho de peso de 0,5 a 1kg no período.

Pode ser uma questão de evolução da espécie humana, que aprendeu a estocar calorias durante os meses frios. Ou, então, por conta de estímulos do corpo, que enviam um alerta ao cérebro quando a temperatura corporal cai, e o fazem aumentar o apetite.

A verdade é que a vontade de carboidratos no frio tem como objetivo promover o nosso estoque de energia e aumentar a temperatura corporal. No entanto, dependendo do tipo escolhido, ele pode ser facilmente digerido pelo organismo, não provocando a sensação de saciedade duradoura. E aí que a fome aparece novamente em pouco tempo.

Leia também: Frutas para comer no café da manhã

Contudo, a boa notícia é que dá para garantir mais saciedade no inverno com algumas dicas simples. Confira:

Como manter uma alimentação saudável no inverno?

Invista nas sopas e nos caldos

Eles são ótimas formas de nutrir e esquentar o organismo! Lembre-se apenas de evitar as receitas mais calóricas — que levam muito queijo, creme de leite e somente carboidratos. Por outro lado, inclua sempre uma porção de proteínas (frango desfiado, carne em cubos, tofu, leguminosas…) e fibras (couve, alho-poró, escarola…) para uma refeição completa e saciante.

Priorize as fibras

A gente sabe: comer salada no inverno não parece muito tentador, não é mesmo? Contudo, existem outras formas de você não abrir mãos das fibras no frio — um mingau de aveia com chia quentinho é uma alternativa. Outros exemplos são: frutas assadas com canela, panqueca fit de aveia, bolo de caneca com banana e grãos

As fibras são essenciais pois aumentam o bolo alimentar e melhoram o trânsito intestinal, garantindo a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, elas contribuem para o equilíbrio do colesterol e o controle da glicose no sangue.

Alimentação saudável no inverno: vá de chás

Além de quentinhas e reconfortantes, bebidas como chá verde, chá de casca de laranja, de limão, de mexerica, de jabuticaba e de gengibre, têm alto teor de fitoquímicos que previnem doenças, maximizam a perda de gordura e promovem o aumento da massa magra.

Faça trocas inteligentes

Pequenas substituições na alimentação do dia a dia podem fazer a diferença. Assim, trocar a farinha branca pela versão integral, por exemplo, é uma troca simples, mas que ajuda na saúde e na alimentação. Outras opções válidas:

  • Substitua o pão francês e o pão branco pelo pão integral;
  • Troque óleos vegetais por azeite;
  • Opte pelo chocolate amargo em vez de ao leite.

Foque nas quantidades

Para manter uma alimentação equilibrada e saudável é preciso consumir todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos, gorduras e, claro, frutas e verduras. Mas, só isso não basta, já que é importante também conhecer e respeitar as quantidades ideais de cada grupo.

Assim, cada um deve controlar as porções dos alimentos que ingere ao longo do dia. Além disso, também é bom ficar de olho no excesso de itens como manteiga, óleo, molhos de salada, maionese e condimentos.

Leia também: 5 receitas leves e quentinhas para dias frios

Alimentação saudável no inverno: permita-se de vez em quando

Foi convidado para uma noite de fondue? Quer beber uma taça de vinho? Não precisa cortar completamente todas as comidas gostosas que são a cara do inverno. Afinal, apenas um jantar ou um copo de chocolate quente não prejudicarão a sua alimentação se ela for equilibrada nos outros momentos.

Lembre-se que dietas muito restritivas não são nada legais para a sua relação com a comida, e geralmente são bem difíceis de manter.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer