Doce de leite para hipertrofia: é saudável?

Alimentação Bem-estar
31 de Maio, 2022
Doce de leite para hipertrofia: é saudável?

Pensar em dieta e alimentação saudável é comumente associado ao consumo de apenas frutas, vegetais e legumes. Entretanto, dependendo do objetivo desejado, as opções são, na verdade, bastante variadas e apetitosas. Alguns profissionais indicam a inclusão do doce de leite no cardápio de quem visa o ganho de massa muscular, mas a orientação ainda gera dúvidas, uma vez que o alimento não se encaixa no estereótipo dos alimentos saudáveis. Mas afinal, comer doce de leite para hipertrofia é uma boa tática?

A nutricionista esportiva Keyla Aguiar explica que a prática de inserir o doce de leite na dieta é adequada para quem possui a hipertrofia como objetivo. “Ele é um carboidrato de rápida absorção e, por isso, é ótimo para quem treina”. Além disso, a profissional pontua que o alimento, além de saciar a vontade de doce, gera energia de forma rápida e eficaz.

Acima de tudo, vale entender que alguns macronutrientes se mostram essenciais no ganho de massa muscular. As proteínas e os carboidratos são os principais grupos da lista. Enquanto o carboidrato oferece a energia necessária para gerar um bom desempenho na prática de atividades físicas, as proteínas estimulam a síntese da principal via de hipertrofia.

Doce de leite para hipertrofia: Orientações

De acordo com a especialista, o melhor momento para consumir o doce de leite é antes dos treinos, justamente por garantir disposição e, consequentemente, uma boa desenvoltura nas atividades. 

É possível comê-lo puro, com pão ou uma fruta. “É um momento de prazer, comer como preferir é perfeito”, indica a nutricionista. Por outro lado, lembre-se que nada em excesso faz bem. Assim, busque consumir quantidades moderadas do alimento.

Caso exista um quadro de diabetes, a profissional indica um cuidado ainda maior e talvez a busca por uma alternativa mais apropriada.

Como preparar?

Fugir de alguns alimentos industrializados faz parte do processo da busca por uma vida mais saudável e equilibrada. Se tratando do doce de leite, não é diferente. Keyla indica a preparação do alimento em casa. “Basta usar leite condensado de lata e cozinhá-lo que, assim, vira um doce de leite”, diz.

Leia também: Almoço para ganhar massa muscular: opções de cardápio

Fonte: Keyla Aguiar, nutricionista esportiva

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina