Café ajuda na queima de gordura corporal, diz estudo

20 de maio, 2020

Quem ama café vai gostar de saber que ele ajuda na queima de gordura corporal. Ou seja, pode facilitar a perda de peso. Um estudo desenvolvido na Universidade de Anglia Ruskin, no Reino Unido, demonstrou que a bebida pode ajudar na queima de gordura, especialmente no corpo das mulheres. Basicamente, os cientistas envolvidos no estudo fizeram observações na relação entre o consumo de café e o acúmulo de tecido adiposo no corpo humano.

Leia também: Cafeína pode impedir o ganho de peso

Café x Gordura corporal

Para isso, examinaram um grupo de mulheres que possuía o hábito de beber de 2 a 3 xícaras de café diariamente. Como conclusão, puderam observar que o grupo teve um ganho de gordura cerca de 3,5% menor em comparação com mulheres que não costumam consumir a bebida.

Não só, no caso de mulheres entre os 45 e os 69 anos, a porcentagem foi ainda melhor: elas acumularam 4,1% a menos de gordura. Portanto, em média, o hábito de beber até três xícaras de café diariamente pode ajudar a diminuir em 2,8% o acúmulo de gordura corporal. 

No entanto, no caso dos homens, a relação entre a bebida e a gordura corporal foi menos significativa, mas ainda notável. Pois, homens que bebem até três xícaras diárias tendem a acumular até 1,8% a menos de gordura. 

Portanto, os cientistas concluíram que o hábito de beber café pode dificultar o ganho de peso e especialmente o acúmulo de gordura. Ou seja, o café não promove a queima da gordura corporal por assim dizer. Na realidade, apenas inibe que mais gordura seja acumulada no corpo.

Por fim, não é certo qual a substância exata presente na bebida que proporciona esse efeito, mas os cientistas acreditam que não seja a cafeína, mas outra substância ainda não conhecida. Por isso, o café pode ser usado para auxiliar em casos de obesidade, além de promover outros benefícios à saúde. 

Quanta café é exagero?

Pesquisas da Clínica Mayo, uma das organizações de saúde mais respeitadas dos Estados Unidos, mostram que, para a maioria das pessoas saudáveis, o consumo de até 400 mg de cafeína por dia é seguro. Isso equivale a cerca de duas a três xícaras de café

Leia mais: Cafeína faz mal?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo