Como organizar a rotina de sono do bebê: Dicas

9 de agosto, 2021

Os primeiros meses de vida do bebê são deliciosos. Mas, ao mesmo tempo desafiadores. Pois, principalmente por causa das noites em claro. Assim, é normal que o bebê acorde durante a noite quando está sentindo cólicas ou durante a fase de crescimento dos dentinhos. Porém, a falta de rotina durante o dia e outros hábitos podem se tornar um problema, fazendo com que o bebê acorde todas as noites e sem razão para tal. Nesse sentido, aprenda a evitar essas situações para que você e sua família tenham ótimas noites de descanso com uma rotina organizada de sono do bebê.

Sono do bebê: Como criar uma rotina

Dia a dia com horários definidos

Mesmo que seu bebê tenha poucos meses de vida, criar uma rotina regrada, com horários para as mamadas, banhos e descanso ajudam a regular o relógio biológico do pequeno. Assim, aos poucos, o bebê vai aprendendo a diferenciar o dia da noite. 

sono do bebê

Desacelerar à noite ajuda o sono do bebê

Investir em uma rotina mais tranquila ao pôr do sol, com menos barulho e luzes mais baixas (as luzes amarelas são mais relaxantes do que as brancas) deixam o ambiente propício para uma noite de sono mais tranquila. Dessa maneira, mobilize sua família a colaborar com esse momento. 

Evitar sonecas fora de hora

Quando o bebê estiver mais crescidinho e fazendo suas próprias atividades, como engatinhar e brincar, ficará cansado e poderá cair no sono durante o dia. Estabeleça um horário específico do dia (por exemplo, o bebê irá dormir após o almoço) e não deixe que ele durma além dessa janela de sono para evitar que acorde à noite.

Banho e carinho antes do sono do bebê

Um banho quentinho ou morno antes de dormir relaxa o bebê. Se puder, aplique algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda na roupa de cama do bebê ou no difusor de ambiente. A lavanda possui propriedades calmantes que estimulam um sono reparador. Dar carinho em forma de massagem também ajuda o bebê a cair rapidamente no sono. Faça movimentos leves e circulares pelo corpo, de preferência antes de amamentar para evitar o refluxo.

Ter apoio familiar


É fundamental poder contar com outras pessoas da casa para acolher o bebê durante a noite. Assim, vocês podem se revezar quando a criança acordar sem sobrecarregar todo mundo. 

Evitar ir até o quarto do bebê a toda hora

É normal ficar preocupada com qualquer ruído do bebê. Mas, além de atrapalhar seu próprio sono, levantar toda hora para checar o quarto interrompe o descanso do pequeno. Só vá caso o bebê chore ou chame por você. 

Benefícios da rotina de sono do bebê

  • O sono é fundamental para o desenvolvimento saudável em todos os aspectos.
  • Desperta desde cedo a disciplina: quando há hora para todas as atividades, mesmo as mais simples, é mais fácil seguir uma rotina equilibrada e disciplinada.
  • Traz autonomia: Pois, quando o bebê dorme ininterruptamente a maioria das noites, torna-se menos dependente dos pais nesse momento e melhora a qualidade do descanso da família. 

Leia também: Sono e obesidade: Conheça a relação entre os dois

Fonte: Patricia Marañon Terrivel, médica pediatra, especializada na UTI Neonatal e UTI Pediátrica pela Faculdade IBCMED em 2020. Atualmente está em andamento o MBA em Gestão Hospitalar pela FGV. 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.