Chá de camomila: benefícios, para que serve e como fazer
Você sabe para que serve o chá de camomila? Com propriedades calmantes, ela contribui para amenizar os sintomas de estresse e ansiedade — além de ser um poderoso agente anti-inflamatório em quadros de gripe e resfriado. Portanto, a bebida pode ser uma opção benéfica para incluir na sua rotina!
A seguir, saiba tudo sobre a bebida!
Veja também: Chá de camomila com abacaxi emagrece? Conheça a bebida
Para que serve o chá de camomila
A camomila é conhecida por suas propriedades medicinais e aromáticas; por isso, suas flores secas são colhidas e usadas para fazer chás, infusões, óleos essenciais e produtos de cuidados com a pele. Além do mais, esses usos se devem aos seus benefícios para a saúde e suas propriedades calmantes.
A erva é nativa da Europa Ocidental e do Norte da África, mas também é cultivada em outras partes do mundo devido à sua popularidade como erva medicinal e ingrediente culinário. O chá de camomila, especificamente, é feito a partir das flores secas da erva. A seguir, veja os tipos de camomila:
- Matricaria chamomilla: conhecida como camomila alemã ou camomila comum.
- Chamaemelum nobile: conhecida como camomila-romana ou camomila inglesa.
Ambas as espécies são utilizadas para preparar o chá de camomila e compartilham propriedades semelhantes.
Benefícios do chá de camomila
Alivia o estresse e a ansiedade
As propriedades calmantes do chá de camomila ocorrem graças à apigenina, uma substância que atua no sistema nervoso central promovendo um efeito sedativo e tranquilizante. Além disso, ao aliviar o estresse, o consumo do chá também contribui para amenizar os sintomas de ansiedade e, consequentemente, melhorar a qualidade do sono
É possível usar o chá de camomila (e seu aroma relaxante) como sedativo natural em um banho ou massagem relaxante. Ele também pode ajudar a aliviar a dor e aumentar a circulação.
No entanto, vale reforçar que os efeitos da bebida podem variar de pessoa para pessoa e não configura uma solução final para o estresse crônico ou quadros de ansiedade estabelecidos. O uso do chá é auxiliar, e vale procurar orientação médica.
Leia mais: Conheça os melhores chá para ansiedade
Alivia sintomas de gripe e resfriado
A camomila é um poderoso agente anti-inflamatório, uma vez que possui compostos químicos e antioxidantes em sua composição. Por isso, a bebida pode atenuar os sintomas de gripes e resfriados, como tosse, congestão nasal, mal-estar e demais inflamações no nariz. Além disso, a bebida também contribui com o alívio de quadros de sinusite.
Por fim, ter inflamação reduzida significa menor risco de dor gastrointestinal, artrite, distúrbios autoimunes, depressão e vários outros problemas crônicos de saúde.
Reduz as cólicas abdominais e menstruais
O chá de camomila pode ajudar a diminuir a contração muscular involuntária e aliviar as cólicas menstruais nas mulheres. Além disso, quem bebe o chá também sente uma redução da ansiedade e tensão associadas à dor menstrual.
Oferece proteção contra certos tipos de câncer
Devido aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, associou-se o chá de camomila a um menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o câncer de tireoide e câncer de mama, por exemplo. Isso é atribuído à presença de apigenina, um composto encontrado na camomila que pode desempenhar um papel na inibição do crescimento de células tumorais.
Contraindicações do chá de camomila
Apesar dos benefícios do chá de camomila para a saúde, ele não é indicado para todas as pessoas. Conheça as contraindicações:
- Alérgicos à camomila ou ervas relacionadas, por exemplo, podem ter reações indesejadas;
- O chá é contraindicado para pessoas que estão tomando medicamentos sedativos, analgésicos ou anticoagulantes;
- Crianças pequenas (menores de 6 meses de vida), uma vez que o organismo pode ser mais sensível às substâncias da camomila;
- Por fim, grávidas e lactantes só devem consumir o chá com indicação médica.
Afinal, como tomar o chá de camomila?
O chá de camomila é uma das bebidas mais conhecidas por seus efeitos relaxantes. Por isso, o ideal é que ele seja consumido antes de dormir, em momentos estressantes ou após as refeições. Nesse último caso, a bebida pode aliviar problemas gastrointestinais e inchaço.
Para obter os benefícios mencionados, consuma o chá de 2 a 4 vezes por dia
Como fazer chá de camomila
Ingredientes
- 200 ml de água fervente.
- 4 colheres de sopa de flores de camomila desidratada.
Modo de preparo
Em um recipiente, junte a água com as folhas secas de camomila. Em seguida, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é só coar e beber. Para obter os benefícios da bebida, consuma de 2 a 4 vezes por dia.
Dúvidas frequentes
Chá de camomila ajuda a dormir?
De fato, o chá de camomila é uma excelente opção para uma bebida antes de dormir. Além de seu sabor aromático e ausência de cafeína, ele tem usos medicinais de longa data e é conhecido por induzir relaxamento.
A camomila possui um poderoso efeito antioxidante e contém mais de 120 elementos químicos, incluindo a apigenina, um antioxidante que ajuda a ativar os receptores do cérebro responsáveis por promover a sonolência e, por consequência, reduzir a insônia.
Além disso, outras pesquisas sugerem que uma combinação de camomila e chá de lavanda é especialmente útil para pessoas com déficits de sono.
Crianças podem tomar chá de camomila?
O chá de camomila é seguro para crianças em quantidades adequadas, mas deve ser administrado com cuidado e em moderação. Além disso, a bebida só pode entrar na rotina alimentar da criança depois dos 6 meses de vida.
Portanto, consulte um pediatra antes de dar chá de camomila a crianças pequenas.
Referências
- Hieu, Truong Hong et al. “Therapeutic efficacy and safety of chamomile for state anxiety, generalized anxiety disorder, insomnia, and sleep quality: A systematic review and meta-analysis of randomized trials and quasi-randomized trials.” Phytotherapy research : PTR vol. 33,6 (2019): 1604-1615. doi:10.1002/ptr.6349
- Sah A, Naseef PP, Kuruniyan MS, Jain GK, Zakir F, Aggarwal G. A Comprehensive Study of Therapeutic Applications of Chamomile. Pharmaceuticals (Basel). 2022 Oct 19;15(10):1284. doi: 10.3390/ph15101284.
- Riza, Elena et al. “The effect of Greek herbal tea consumption on thyroid cancer: a case-control study.” European journal of public health vol. 25,6 (2015): 1001-5. doi:10.1093/eurpub/ckv063