Vinagre balsâmico: Benefícios que você precisa conhecer
Feito a partir de uvas especiais, o vinagre balsâmico passa um tempo estocado, assim como vinho. Depois de fermentado, passa por um longo processo de mudança de barris, onde entra em contato com diferentes nutrientes, enriquecendo sua composição. Por isso, seu sabor é tão complexo. Assim, um bom vinagre balsâmico requer no mínimo três anos para fermentar e maturar até o ponto ideal.
Em italiano, ele se chama aceto balsâmico, e sua cor é escura. Ele é considerado o mais rico em enzimas e probióticos, tem gosto agridoce e também fica ótimo como tempero de saladas e em molhos.
Além de incrementar receitas com seu inconfundível toque ácido, o ingrediente aparece em estudos como um saboroso parceiro contra o diabetes e outros males.
Da mesma maneira, se usado em quantidades moderadas, o vinagre estimula a digestão, pois aumenta a secreção do suco gástrico, potencializando a ação digestiva. Porém, para pessoas que têm gastrite, refluxo gastroesofágico ou úlceras ele pode agravar os sintomas e o quadro de saúde.
Benefícios do vinagre balsâmico
Combate o envelhecimento precoce
Rico em antioxidantes, especialmente os polifenois, o molho ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, provocado por radicais livres. Não só, beneficia os cabelos e as unhas.
Facilita a digestão
Devido à acidez, facilita o processo de digestão, sendo assim, beneficia a flora intestinal e o estômago.
Controla o nível de açúcar no sangue
Além de ser pouco calórico, o que beneficia quem busca a perda de peso, esse vinagre age na redução dos níveis de açúcar no sangue, sendo assim, é benéfico para pacientes de diabetes.
Leia mais: Como o nível de açúcar no sangue afeta a fome
Como consumir o vinagre balsâmico
Geralmente, é adicionada em saladas. Além de prover diversos nutrientes, ele é pouco calórico: uma colher possui aproximadamente 15 calorias. Ele fica ótimo também em peixes, carnes, molhos e até em algumas sobremesas, pois ajuda a acentuar o sabor dos ingredientes.