Espaço para sobremesa no estômago existe, diz estudo

Alimentação Bem-estar
22 de Janeiro, 2020
Espaço para sobremesa no estômago existe, diz estudo

Quem nunca comeu demais, mas depois arrumou aquele espaço para a sobremesa? Parece brincadeira, mas a Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgou que esse “espacinho do doce” no estômago após uma refeição farta é realmente verdade.

De acordo com os autores da pesquisa, isso acontece porque, depois de comer salgado, o corpo pede por um doce, como se o organismo estivesse buscando “balancear” o paladar.

Além disso, o açúcar transmite uma sensação de relaxamento, a qual o seu corpo deseja depois de comer em excesso.

Outro pesquisador da área, Arnold Berstad, divulgou no The Journal of the Norwegian Medical Association que o estômago é flexível e bastante elástico.

Por isso, ainda que cheio, não é de se espantar que o órgão encontre espaço para sobremesa. Na verdade, quanto mais comemos, mais o expandimos, então, mais lugar ele achará.

Portanto, as razões são bastante simples: sempre tem espaço para sobremesa porque o estômago é flexível e elástico e, também, seu corpo naturalmente pede por açúcar depois de ingerir algo salgado.

Açúcar é capaz de viciar em poucos dias

Se você ainda tem dúvidas de que açúcar é capaz de viciar, um estudo da Universidade Aarhus, na Dinamarca, constatou que a substância não só tem efeito viciante, mas também altera a química do cérebro. E, mais, isso se dá em apenas 12 dias.

As pesquisas foram feitas com porcos. Entretanto, os mesmos efeitos podem ser observados em seres humanos. Assim, comprovou-se que a sacarose age diretamente com os receptores de hormônios como, por exemplo, a dopamina (responsável pela sensação de felicidade). 

Leia também: Melhores opções para quando bate a vontade de um doce

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia