Espaço para sobremesa no estômago existe, diz estudo

Alimentação Bem-estar
22 de Janeiro, 2020
Espaço para sobremesa no estômago existe, diz estudo

Quem nunca comeu demais, mas depois arrumou aquele espaço para a sobremesa? Parece brincadeira, mas a Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgou que esse “espacinho do doce” no estômago após uma refeição farta é realmente verdade.

De acordo com os autores da pesquisa, isso acontece porque, depois de comer salgado, o corpo pede por um doce, como se o organismo estivesse buscando “balancear” o paladar.

Além disso, o açúcar transmite uma sensação de relaxamento, a qual o seu corpo deseja depois de comer em excesso.

Outro pesquisador da área, Arnold Berstad, divulgou no The Journal of the Norwegian Medical Association que o estômago é flexível e bastante elástico.

Por isso, ainda que cheio, não é de se espantar que o órgão encontre espaço para sobremesa. Na verdade, quanto mais comemos, mais o expandimos, então, mais lugar ele achará.

Portanto, as razões são bastante simples: sempre tem espaço para sobremesa porque o estômago é flexível e elástico e, também, seu corpo naturalmente pede por açúcar depois de ingerir algo salgado.

Açúcar é capaz de viciar em poucos dias

Se você ainda tem dúvidas de que açúcar é capaz de viciar, um estudo da Universidade Aarhus, na Dinamarca, constatou que a substância não só tem efeito viciante, mas também altera a química do cérebro. E, mais, isso se dá em apenas 12 dias.

As pesquisas foram feitas com porcos. Entretanto, os mesmos efeitos podem ser observados em seres humanos. Assim, comprovou-se que a sacarose age diretamente com os receptores de hormônios como, por exemplo, a dopamina (responsável pela sensação de felicidade). 

Leia também: Melhores opções para quando bate a vontade de um doce

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia