Vesícula biliar: Melhores alimentos para a saúde
A vesícula biliar é um órgão em forma de saco localizado no fígado e em que podem se formar pedras (cálculos), que desencadeiam episódios conhecidos como crise de vesícula. A presença das pedras é denominada colelitíase e podem ser originadas por alterações na bile, como o depósito de substâncias na vesícula biliar, ou no funcionamento do órgão.
Porém, a alimentação pode ajudar a aliviar os sintomas da colelitíase bem como prevenir seu diagnóstico. Não só, alguns alimentos são especialmente recomendados durante as crises de vesícula.
A pedra na vesícula são substâncias que se depositam na vesícula biliar … Numa crise de vesícula, a alimentação deverá ser orientada pelo médico. Geralmente, durante uma crise de vesícula deve-se comer alimentos ricos em água e com pouca ou nenhuma gordura, como:
- Frutas, exceto coco, abacate e açaí;
- Legumes em geral, especialmente os cozidos, pois facilitam a digestão;
- Grãos integrais, como arroz, macarrão e pão integral;
- Leite e derivados desnatados.
Melhores alimentos para a vesícula biliar
Frutas frescas
As frutas são essenciais em qualquer dieta, mas são ainda mais importantes caso a vesícula conte com a presença dos cálculos biliares. Frutas frescas são ricas em antioxidantes e naturalmente anti-inflamatórias. Portanto, ajudam a evitar que toxinas se aloquem na vesícula.
Cereais integrais
Os cereais também ajudam a desintoxicar o organismo e, por isso, são excelentes em caso de crise de vesícula. Não só, são fontes de fibras e diversas vitaminas importantes.
- Aveia
- Trigo sarraceno
- Arroz
- Pães integrais
Tubérculos
Os tubérculos também são recomendados, pois são grandes fontes de energia (carboidratos complexos) e não contêm gordura – alimentos gordurosos devem ser evitados ao máximo!
- Mandioca
- Batata-inglesa
- Rabanete
- Nabo
Leguminosas
Ainda, as leguminosas são excelentes fontes de vitaminas, proteínas vegetais, fibras e mais. Por isso, elas são indicadas para quem deseja evitar a colelitíase ou aliviar seus sintomas. Em especial, o feijão azuki é um grande aliado da saúde da vesícula biliar.
Café e chás
O café e os chás cafeinados, ou seja, que contêm cafeína, são recomendados, pois a cafeína presente neles ajuda no controle do colesterol em todo o corpo e na vesícula. Portanto, dificulta a formação de cálculos no órgão.
Leia mais: Chá de quebra pedra: Benefícios da bebida
Pimenta
A pimenta é anti-inflamatória e ajuda a reduzir o colesterol. Sendo assim, previne a formação das pedras biliares.
Carnes magras
As carnes magras, como os peixes e a carne de frango também são excelentes adições à dieta de quem sofre com as pedras na vesícula – além de serem ótimas fontes de proteínas e vitaminas do complexo B.
Piores alimentos para a saúde da vesícula biliar
Existem alimentos que devem ser evitados ao máximo pois podem não apenas facilitar a formação das pedras, mas também piorarem seus efeitos. Confira:
- Alimentos gordurosos e ultraprocessados, sendo a maionese um exemplo
- Leite integral e derivados
- Embutidos
- Carnes gordas
- Oleaginosas
- Peixes gordurosos, como o salmão
- Doces e chocolate
Em resumo, alimentos ricos em gordura (boa ou ruim), açúcar adicionado e sódio devem ser evitados.