Chá de quebra-pedra funciona? Especialista esclarece

Alimentação Bem-estar
14 de Agosto, 2023
Chá de quebra-pedra funciona? Especialista esclarece

Quem já passou por uma crise renal sabe que, nessas horas, aceitamos qualquer indicação para fazer a dor passar e a vida voltar ao normal. Por gerar um dos piores incômodos existentes, a “pedra no rim” é inundada de receitas caseiras, dicas, crendices e tratamentos naturais, como as infusões de ervas. A opção mais conhecida talvez seja o chá de quebra-pedra

A Dra Tamara Cunha, médica Nefrologista na UFRJ e especialista em prevenção de cálculos renais na Clínica ERA Nefrologia, coloca na mesa explicações que nos fazem entender se o chá produzido a partir da erva Phyllanthus niruri vale ou não ser ingerido em situações de crises renais. Confira: 

Afinal, chá de quebra-pedra realmente funciona?

“Não”, é a resposta da especialista. “Muitas pessoas consomem o chá durante uma crise, na expectativa de que o cálculo desça, ou que até se dissolva, resolvendo a crise. O fator preocupante é que o uso durante a crise pode retardar o tratamento médico necessário e acabar piorando a situação”, explica.

Dra Tamara pontua que esse atraso na busca por atendimento médico durante uma crise renal pode levar a um agravamento do quadro. E até ao surgimento de complicações, como uma forte infecção de urina associada à descida do cálculo renal. “Esse comportamento pode tornar o problema ainda mais complexo de contornar”, enfatiza a nefrologista.

Considerando que o surgimento de cálculos renais pode alcançar 1 a cada 10 brasileiros, é de se entender a relevância desse tipo de esclarecimento no sentido de educar a população e acelerar a busca por tratamentos oficiais nessas situações.

Por isso, na visão da Dra Tamara, cabe destacar que o uso desse chá, mesmo em períodos fora de crise, com intenções profiláticas, já foi alvo de estudos científicos. “Experimentos mostraram uma discreta inibição ‘in vitro’ da produção de cristais. Mas isso não foi reproduzido de forma impactante entre humanos. Desse modo, nenhuma diretriz internacional de tratamento de cálculos renais recomenda o uso do chá de quebra-pedra como linha oficial de prevenção”, assegura a especialista no assunto.

Leia também: Nefrologista esclarece 5 mitos sobre pedras nos rins

Como fazer o chá de quebra pedra

  • 5 colheres de sopa de folhas secas de quebra pedra;
  • 1 litro de água fervente.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

treinar no inverno
Bem-estar Movimento

Treinar no inverno ajuda a emagrecer

Apesar de dar preguiça, treinar no inverno pode acelerar o processo de emagrecimento em até 10%. Saiba mais!

montagem com três fotos, uma de pães franceses, outro de tapiocas e outro de wrap
Alimentação Bem-estar

Pão, tapioca ou wrap: nutróloga explica qual é a melhor opção para a dieta

Você provavelmente já ficou em dúvida entre os três na hora de escolher o carboidrato. O que diz uma especialista

Mindfulness para crianças e adolescentes
Bem-estar

Mais foco e empatia: os benefícios do mindfulness para crianças e adolescentes

Conheça dos inúmeros benefícios que a prática constante do mindfulness pode proporcionar aos mais jovens, dentro de casa e nas escolas