Chá de quebra-pedra resolve cálculo renal? Nefrologista esclarece

Alimentação Bem-estar
14 de Agosto, 2023
Chá de quebra-pedra resolve cálculo renal? Nefrologista esclarece

Quem já passou por uma crise renal sabe que, nessas horas, aceitamos qualquer indicação para fazer a dor passar e a vida voltar ao normal. Por gerar um dos piores incômodos existentes, a “pedra no rim” é inundada de receitas caseiras, dicas, crendices e tratamentos naturais, como as infusões de ervas. A opção mais conhecida talvez seja o chá de quebra-pedra

A Dra. Tamara Cunha, médica Nefrologista na UFRJ, coloca na mesa explicações que nos fazem entender se o chá produzido a partir da erva Phyllanthus niruri, nome cietífico da quebra-pedra, vale ou não ser ingerido em situações de crises renais.

Afinal, chá de quebra-pedra realmente funciona?

“Não”, é a resposta da especialista. “Muitas pessoas consomem o chá durante uma crise, na expectativa de que o cálculo desça, ou que até se dissolva, resolvendo a crise. O fator preocupante é que o uso durante a crise pode retardar o tratamento médico necessário e acabar piorando a situação”, explica.

Dra. Tamara pontua que esse atraso na busca por atendimento médico durante uma crise renal pode levar a um agravamento do quadro. E até ao surgimento de complicações, como uma forte infecção de urina associada à descida do cálculo renal. “Esse comportamento pode tornar o problema ainda mais complexo de contornar”, enfatiza a nefrologista.

Leia mais: Nefrologista esclarece 5 mitos sobre pedras nos rins

Considerando que o surgimento de cálculos renais pode alcançar 1 a cada 10 brasileiros, é de se entender a relevância desse tipo de esclarecimento no sentido de educar a população e acelerar a busca por tratamentos oficiais nessas situações.

O que dizem os estudos?

Na visão da Dra. Tamara, cabe destacar que o uso desse chá, mesmo em períodos fora de crise, com intenções profiláticas, já foi alvo de estudos científicos.

“Experimentos mostraram uma discreta inibição ‘in vitro’ da produção de cristais. Mas isso não foi reproduzido de forma impactante entre humanos. Desse modo, nenhuma diretriz internacional de tratamento de cálculos renais recomenda o uso do chá de quebra-pedra como linha oficial de prevenção”, assegura a especialista no assunto.

Benefícios do chá de quebra-pedra

Apesar de não ser a solução correta para situações de crises renais, o chá de quebra-pedra ainda apresenta uma série de benefícios para o organismo. Abaixo, listamos os principais.

Vale reiterar que, apesar de seus benefícios, em nenhuma das situações abaixo o chá de quebra-pedra exclui a necessidade de o acompanhamento médico. Consulte um profissional da saúde antes de consumir a bebida.

1. Melhora da saúde do trato urinário

O chá de quebra-pedra pode ser benéfico para aliviar dores e inflamações relacionadas a infecções urinárias. Ele possui propriedades diuréticas que ajudam a aumentar a produção de urina e, assim, limpar as vias urinárias.

2. Propriedades anti-inflamatórias

O chá também é conhecido por sua ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir a inflamação em diversas partes do corpo. Essa propriedade é útil não só para o trato urinário, mas também para condições inflamatórias em geral.

3. Efeito hepatoprotetor

Há indícios de que o chá de quebra-pedra também possa proteger o fígado, ajudando a melhorar sua função e até promovendo a regeneração de células hepáticas. Por isso, pode ser útil para pessoas com problemas hepáticos leves.

4. Controle da diabetes

Algumas pesquisas sugerem que a quebra-pedra pode ter um efeito hipoglicemiante, ou seja, ajudaria a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo útil como um coadjuvante no tratamento do diabetes.

5. Ação antioxidante

Os compostos antioxidantes presentes no chá ajudam a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para a prevenção de danos celulares e o envelhecimento precoce.

Como fazer o chá de quebra-pedra

Para preparar o chá de quebra-pedra, você irá precisar de:

  • 5 colheres de sopa de folhas secas de quebra pedra;
  • 1 litro de água fervente.

Comece colocando 1 litro de água em uma panela e leve ao fogo até ferver. Assim que a água estiver fervendo, adicione as 5 colheres de sopa de folhas secas de quebra-pedra. Em seguida, desligue o fogo e tampe a panela, mantendo a mistura em infusão. Deixe o chá descansar por 10 a 15 minutos, tempo suficiente para que as propriedades da planta sejam liberadas na água.

Após esse período, coe o chá para remover as folhas e ele estará pronto para ser consumido. O chá pode ser servido morno ou frio, conforme a sua preferência.

Cuidados ao consumir o chá de quebra-pedra

O ideal é consumir o chá de quebra-pedra em pequenas porções ao longo do dia. Normalmente, recomenda-se até 3 xícaras por dia.

Caso você não consuma todo o chá de uma vez, ele pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas, mas é recomendado prepará-lo fresco sempre que possível para manter suas propriedades.

Por fim, embora o chá de quebra-pedra seja bastante utilizado e não apresente sérias contraindicações, é importante consumi-lo com moderação, pois o uso prolongado ou em altas doses pode sobrecarregar os rins e causar efeitos colaterais. Além disso, gestantes e lactantes devem evitar o consumo sem orientação médica.

Fonte: Dra. Tamara Cunha, médica Nefrologista na UFRJ e especialista em prevenção de cálculos renais na Clínica ERA Nefrologia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo