Trigo sarraceno: Propriedades e benefícios

Alimentação Bem-estar
05 de Dezembro, 2019
Trigo sarraceno: Propriedades e benefícios

O trigo sarraceno é um grão, também conhecido como trigo mourisco, cujas propriedades trazem benefícios especialmente para os celíacos, pois não contém glúten. Essa variedade do trigo possui uma casca dura e de cor escura, e pode ser encontrado principalmente no Sul do país. 

Tal qual a araruta, não possui glúten em sua composição. Ou seja, é uma excelente opção para os celíacos, aqueles intolerantes à essa proteína. Assim, pode ser usado para substituir a farinha comum em preparações de bolos, pães, tortas e salgados.

Além disso, é muito nutritivo e versátil, podendo incrementar diversas receitas.

Leia também: Dieta sem glúten: O que é, como fazer e cardápio

Propriedades do trigo sarraceno

Considerado um “pseudocereal”, ele é um carboidrato complexo, de baixo índice glicêmico e estrutura química complexa. Apesar de ser majoritariamente um carboidrato, o trigo sarraceno é também rico em proteína vegetal, pois possui os aminoácidos essenciais em sua composição. É uma ótima opção para adeptos do vegetarianismo, bem como do veganismo.

Primeiramente domesticado e cultivado no Sudeste asiático, esse trigo se adapta até mesmo a solos pouco férteis e ácidos. 

Leia também: Melhores substitutos para a farinha de trigo

Benefícios do trigo sarraceno

Indicado para celíacos

Por ser ausente em glúten, o trigo sarraceno é uma opção excelente para intolerantes e celíacos, ou seja, as pessoas que não podem consumir o glúten. 

Fonte de proteína

Para quem busca fortalecer os músculos e, não só, os ossos, o trigo sarraceno é uma perfeita escolha. Rico em proteína de origem vegetal, é uma opção completa, pois possui todos os nove aminoácidos essenciais. 

Leia mais: 4 maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne

Rico em fibras

Além das proteínas e diversas vitaminas, é abundante em fibras, o que possibilita o melhor funcionamento do intestino e de toda a sua flora. Não só, o corpo todo se beneficia, pois um sistema digestivo regulado é uma das bases para um organismo saudável. 

Leia também: 10 alimentos ricos em fibras

Cuidados no consumo

Já houve registros de casos de alergia ao grão, cujos sintomas foram, entre outros, inflamações na pele e dormência nas mãos.

Leia mais: Tipos de farinhas sem glúten

Tabela nutricional do trigo sarraceno (100 g)

  • Calorias: 343
  • Carboidratos: 71,5 g
  • Proteínas: 13,25 g
  • Gorduras: 3,5 g
  • Fibras: 10 g
  • Magnésio: 231 mg
  • Potássio: 460 mg

Leia mais: 5 grãos sem glúten que são super saudáveis

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!