Feijão azuki: Os benefícios de consumir a leguminosa

Alimentação Bem-estar
22 de Julho, 2020
Feijão azuki: Os benefícios de consumir a leguminosa

O feijão azuki é apenas uma das muitas variedades disponíveis dessa saborosa e nutritiva leguminosa, o feijão. Apesar de ser menos popular que feijão carioca ou feijão preto, o azuki é amplamente utilizada na culinária asiática e, graças às suas propriedades ricas, pode beneficiar a saúde.

Benefícios do feijão azuki

Músculos saudáveis

Por ser uma boa fonte de proteína vegetal, o feijão azuki ajuda a manter a saúde e a força dos músculos, além de atuar no ganho de massa magra (hipertrofia). Também pode ajudar no emagrecimento, por ser grande fonte de fibras.

Pode prevenir colesterol e diabetes

Ainda, suas propriedades controlam o nível de colesterol, em especial o LDL, o que ajuda a garantir a saúde do coração, evitando problemas como ataques cardíacos e a pressão arterial elevada. Também, promovem o melhor controle do nível de açúcar no sangue, o que ajuda a dificultar o diagnóstico de diabetes.

Leia mais: Quer melhorar a saúde do coração? Coma feijão

Ossos saudáveis

O feijão é também fonte de minerais importantes como o zinco e o magnésio, especialmente ligados à saúde dos ossos, assim como o cálcio. Dessa forma, o consumo da leguminosa auxilia a prevenção de problemas nos ossos, como, por exemplo, a osteoporose. Também é rico em ferro, por isso, ajuda a prevenir a anemia.

Combate a prisão de ventre

Por ser também repleto de fibras em sua composição, o feijão azuki é excelente para prevenir ou para combater a prisão de ventre, ou seja, a constipação. Além disso, reduz o inchaço abdominal e promove uma prolongada sensação de saciedade.

Leia mais: Feijão-de-porco: O que é e benefícios de consumir a leguminosa

Como consumir o feijão azuki

  • Cozido
  • Em saladas
  • Sopas e caldos
  • Croquetes e salgados
  • Almôndegas veganas
  • Homus e outras pastas
  • Doces (manju, anko, zenzai e mochi)

Leia também: Broto de feijão: O que é, benefícios e propriedades

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!