Uma nova estação começou e, com ela, algumas frutas, verduras e legumes ficam mais baratos — além de saborosos e fáceis de encontrar, é claro. Pensando nesses itens, separamos receitas que utilizam os alimentos do outono para você variar ainda mais o cardápio! Confira:
O abacate e o avocado são frutas do outono. Por isso, os meses de março a junho são a melhor época para incluí-los na alimentação. Ambos são ótimas fontes de gorduras boas, como o ômega-3, além de serem anti-inflamatórios.
Sendo assim, podem ajudar na perda de peso e a manter a imunidade forte. Além disso, um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, comprovou que comer um abacate por dia pode beneficiar também a saúde do intestino.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, bata tudo no liquidificador, adicione sal a gosto e deixe gelar por pelo menos 2 horas. Então, enfeite com pedaços de hortelã e de tomates picados em cubinhos.
Leia também: 11 receitas saudáveis para a Páscoa!
O caqui tem sua melhor safra no mês de março, mas o cultivo também se dá por todo o outono. Ele é uma das frutas mais populares no Brasil e, além disso, é rico em fibras e vitaminas. Por isso, favorece o funcionamento do intestino. Não só, isso se reflete sobre a imunidade, uma vez que existe uma relação entre a mesma e a saúde intestinal.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, misture o amaranto, as sementes de girassol e as castanhas (picadas) e reserve. Então, fatie o caqui em círculos bem finos, e disponha-os sobre um prato. Por fim, despeje o iogurte no centro, coloque a “farofa” e coma a seguir!
O repolho é querido por muitos, especialmente pelo sabor agradável e pela versatilidade — isso porque pode ser usado em diversas receitas e consumido cru ou cozido.
O vegetal é rico, principalmente, em vitamina C. Não apenas, outras vitaminas o compõem e o enriquecem, como a vitamina A e a B6. Ademais, ajuda na redução da retenção de líquidos. Além disso, é abundante em diversos nutrientes: potássio (especialmente no repolho roxo), fósforo, selênio, ferro e folato. Por fim, é cheio de fibras e antioxidantes.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, pique o repolho em fatias finas e a pera em cubos. Então, misture o repolho, a rúcula e a pera em uma tigela. Para finalizar, coloque as amêndoas e sirva.
Leia também: Veja uma receita deliciosa de picolé para o Dia do Cacau!
O alho-poró é um vegetal da mesma família das cebolas e do alho.
Por possuir um baixo índice glicêmico, é considerado um carboidrato complexo. Além disso, é fonte de vitaminas (K, A e C, principalmente), de minerais (manganês e folato) e de flavonoides e polifenóis.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, aqueça o forno a 160°C e unte uma assadeira (com fundo falso) com óleo. Então, em uma frigideira grande, aqueça azeite em fogo médio. Adicione o alho-poró, o sal e a pimenta, cozinhe e mexa ocasionalmente durante 6-8 minutos.
Assim, em uma tigela, bata os ovos, a ricota, o leite, a mostarda, o sal e a pimenta. Acrescente as ervilhas, o queijo, a salsa e o estragão e transfira para a assadeira preparada.
Por fim, coloque o conteúdo no forno e deixe cozinhar por 35 a 40 minutos.
A batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ela é perfeita para quem quer energia para malhar e ganhar músculos. Mas os benefícios vão além. Isso porque a raiz possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, preaqueça o forno a 200°C. Então lave as batatas e fure com um garfo em alguns lugares. Enrole cada batata em papel-alumínio e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até ficar macio.
Enquanto isso, prepare o grão-de-bico. Comece lavando bem o grãos. Em seguida, deixe-os de molho por 30 minutos. Escorra-os e coloque-os em uma panela grande. Cubra com água até o dobro da altura da quantidade de grãos e leve ao fogo médio até ferver. Deixe cozinhar por uma hora ou até os grãos ficarem macios. Escorra a água e reserve.
Em seguida, retire a batata-doce do forno e mantenha-a embrulhada em papel alumínio até estar pronta para servir.
Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente pequena em fogo médio baixo. Adicione o alho e a couve e cozinhe, mexendo delicadamente, até murchar, cerca de 2 minutos. Adicione o grão-de-bico e mexa. Retire do fogo.
Retire a batata-doce e corte ao meio longitudinalmente. Aperte cuidadosamente as duas extremidades para abrir a batata doce. Encha os centros com a mistura de couve e grão-de-bico. Cubra com iogurte, salsa e pimenta do reino. Sirva em seguida.
A berinjela também é outra importante aliada de quem está pensando em emagrecer. Além de pouco calórica, ela é diurética, rica em carboidratos saudáveis, fibras e antioxidantes e ainda ajuda a controlar o colesterol.
Também é fonte de vitaminas do complexo B, tais como a B1, B3 e B6, substâncias responsáveis pela manutenção do sistema nervoso central, ajudando a prevenir o estresse oxidativo das células. E o melhor é que todo esse pacote de benefícios tem menos de 30 calorias em 100 gramas (uma xícara de chá cheia).
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180°C. Em seguida, misture todos os ingredientes, exceto o azeite, em uma tigela média. Logo após, coloque no forno e cozinhe por 45 minutos a 1 hora. Assim, quando a berinjela estiver macia e dourada, retire do forno e deixe descansar por 5 minutos.