A partir de que idade a criança pode tomar própolis?
Você já ouviu falar da própolis? Conhecida por ser uma aliada da imunidade, o extrato é normalmente utilizado para amenizar os sintomas de gripe, aliviar a coriza e acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras. No entanto, apesar de ser um produto natural, existem algumas orientações quanto ao uso — principalmente do própolis para crianças.
O Vitat conversou com especialistas para esclarecer a partir de que idade a criança pode tomar própolis, dose recomendada e benefícios do extrato para a saúde.
A partir de que idade a criança pode tomar própolis?
De acordo com Mariana Moretti, nutricionista funcional da Clínica Mantelli, o extrato de própolis pode ser introduzido para a criança a partir do segundo ano de idade. O uso visa aliviar os sintomas de doenças respiratórias e fortalecer o sistema imunológico.
Para crianças de 2 a 12 anos, o recomendado é tomar de 5 a 10 gotas de própolis, diluído em ½ de água — ou conforme a orientação de um profissional de saúde.
Ainda mais, como o sabor da própolis alcoólica é bem forte, Fabiana Albuquerque, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, também sugere diluí-la em algum chá ou suco de preferência.
Além disso, também é possível encontrar o extrato de própolis em forma xaropes, tabletes e aerossóis em forma de spray. “Podemos também manipular em forma de pastilhas ou caramelos, por exemplo — e já encontramos várias opções no mercado em cápsulas gelatinosas. Porém, só podemos usar essas quando a criança consegue engolir cápsulas e comprimidos”, complementa a nutricionista.
Afinal, quais os benefícios da própolis para crianças?
Dentre as inúmeras substâncias que a própolis contém, Fabiana destaca os flavonoides, ácidos fenólicos e seus ésteres (compostos orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos). Eles apresentam propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, que podem contribuir nas seguintes situações:
- Ajudar na prevenção de gripes e resfriados;
- Eliminação do catarro;
- Aliviar a coriza;
- Diminuir a tosse;
- Aliviar a dor de garganta;
- Por fim, reduz o ruído do peito e a dificuldade respiratória.
Ainda mais, a própolis para crianças possui uma importante função imunomoduladora, capaz de fortalecer a imunidade e potencializar a ação protetora do sistema imunológico.
“Diversas pesquisas demonstraram o efeito sobre as citocinas, a produção de anticorpos, a imunidade humoral, a imunidade celular, a produção de interferons, as células fagocitárias, entre outros”, esclarece Fabiana.
Leia também: Grávidas podem tomar própolis para amenizar os sintomas de gripe? Especialista explica
Quando a própolis para crianças não é recomendada?
De acordo com Mariana Moretti, embora o ativo seja natural, devemos ter cuidados ao usar própolis em crianças.
“Sintomas de inchaço, vermelhidão, urticária, coceira, por exemplo, podem acontecer associados a quadros alérgicos, por isso o consumo sempre deve ser utilizado mediante a indicação de um profissional especialista da área da saúde”, finaliza a nutricionista.
Fontes
- Mariana Moretti, nutricionista funcional da Clínica Mantelli;
- Fabiana Albuquerque, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.