Tosse e congestão nasal? Confira dicas para aliviar sintomas de gripe rapidamente

Saúde
07 de Junho, 2023
Tosse e congestão nasal? Confira dicas para aliviar sintomas de gripe rapidamente

Tudo começa com um espirro mais intenso. Depois, a congestão nasal e a dor no corpo logo começam a aparecer, juntamente com a sensação de cansaço. Esses são alguns dos sintomas da gripe e do resfriado, que são velhos conhecidos e costumam aparecer nas épocas mais frias do ano – entre o outono e inverno. Mas, embora os sintomas sejam comuns, quando eles aparecem o desejo é só um: que eles desapareçam o mais rápido possível. 

Para que isso aconteça, é necessário tomar uma série de medidas que contribuirão com a retomada do seu bem-estar. A seguir, confira dicas para se livrar dos sintomas de gripe e resfriado.

Dicas para aliviar os sintomas da gripe 

1- Descanse

De acordo com a médica pneumologista, Dra. Michelle Andreata, neste momento, o corpo precisa de repouso para se recuperar melhor e para que o sistema imunológico tenha forças para combater a infecção. 

2 – Mantenha-se hidratado

A hidratação adequada ajuda a aliviar os sintomas e evita a desidratação. Por isso, mantenha-se hidratado, Beba bastante líquido, como água, chá quente, sopa ou sucos naturais. Eles vão, inclusive, aliviar o sintoma da garganta seca, indica a pneumologista.

3 – Aliviar sintomas de gripe: tome medicamentos para alívio dos sintomas

Descongestionantes podem aliviar a febre, dores no corpo, dor de cabeça e congestão nasal. É o caso do Vick VapoRub, pomada que pode ser utilizada no peito, no pescoço e nas costas. Este produto combina diferentes ingredientes aromáticos e libera vapores medicinais que aliviam a congestão nasal e a tosse. 

4 – Use um umidificador

Se o ar estiver seco, um umidificador pode ajudar a aliviar a congestão nasal e a irritação da garganta. Certifique-se de limpar regularmente o umidificador para evitar o crescimento de bactérias ou fungos.

5 – Mantenha-se aquecido

É importante manter-se aquecido, especialmente se você estiver com calafrios. Vista-se em camadas e cubra-se com um cobertor para ajudar a manter a temperatura corporal adequada.

Veja também: Chá para gripe: Conheça as 7 melhores opções para aliviar os sintomas

Lembre-se

Para evitar contaminar outras pessoas com gripe ou resfriado, a Dra. Michelle alerta: “Evite tocar os olhos, nariz e boca por serem áreas de porta de entrada de vírus. Se for tossir ou espirrar, utilize o braço para cobrir a boca”. 

Além disso, procure evitar frequentar lugares públicos e lave as mãos com frequência. 

Quanto tempo dura a gripe ou resfriado?

A persistência dos sintomas da gripe e do resfriado podem variar de pessoa para pessoa. Mas, em geral, a gripe tende a durar entre 7 a 10 dias, com os sintomas mais intensos nos primeiros dias.

Já no caso do resfriado comum, o quadro tende a durar de 7 a 14 dias, sendo que os sintomas geralmente são mais leves do que os da gripe. 

Aliviar sintomas de gripe: Quando ir ao médico?

Gripes e resfriados são doenças autolimitadas. Ou seja, ainda que causem incômodo, os sintomas tendem a desaparecer em um curto espaço de tempo, principalmente se forem tratados com as medidas simples listadas acima. 

Porém, caso a melhora não aconteça em 3 dias ou o paciente apresente sintomas graves que estejam interferindo no funcionamento natural do corpo, isso significa que é o momento de consultar um médico.

Dificuldade para respirar, dor no peito, confusão mental, febre incessante ou sintomas prolongados, por mais de sete dias, não são comuns e precisam ser avaliados por um profissional de saúde. 

Além disso, complicações advindas da gripe como sinusite, otite, infecções secundárias, pneumonia necessitam de atendimento médico específico e não se resolvem tão facilmente quanto a gripe ou resfriado. 

O cuidado deve ser redobrado se o paciente  fizer parte de grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes, pacientes com doenças crônicas ou sistema imunológico enfraquecido.

Confira a Campanha de Inverno.

Fonte: Michelle Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite