Chá para gripe: conheça as 7 melhores opções para aliviar os sintomas
Com a queda de temperatura típica dos meses de outono e inverno, a gripe vira um problema comum – principalmente para pessoas com a imunidade mais baixa. No entanto, alguns chás podem ser de grande ajuda tanto para prevenir a enfermidade, quanto para aliviar seus sintomas. O melhor chá para a gripe é composto de propriedades anti-inflamatórias, pois eles ajudam a fortalecer a imunidade e prevenir que o corpo fique exposto ao vírus influenza, causador da infecção. A seguir, confira algumas opções práticas e saudáveis.
Chá para a gripe: nelhores opções
Chá de limão com alho
O chá de limão é uma das melhores opções, pois, além de ser rico em vitamina C (o limão é uma ótima fonte), ele é hidratante e poderoso como um anti-inflamatório natural. Por isso, aliviar os sintomas da gripe e garante sensação de bem-estar. Adicionar mel, limão e gengibre ao chá pode torná-lo ainda melhor para a imunidade.
Ingredientes
- 3 dentes de alho;
- 1 colher de mel;
- Meio limão;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
- Comece amassando os dentes de alho e, em seguida, adicione-os em uma panela com a água.
- Deixe ferver por cerca de 5 minutos.
- Depois, acrescente meio limão espremido e o mel.
- Por fim, tome ainda morno.
Chá para a gripe: chá de limão, gengibre e mel
Ingredientes
- 3 colheres de chá de raiz de gengibre fresca ralada;
- 500 mL de água;
- 2 colheres de sopa de suco de limão;
- 1 colher de sopa de mel.
Modo de preparo
- Ferva o gengibre em uma panela com tampa por aproximadamente 10 minutos;
- Logo depois de retirar do fogo, não esqueça de coar e juntar o suco de limão e o mel;
- Beba quantas vezes quiser durante o dia.
Chá de abacaxi
Fonte de vitaminas, a exemplo da vitamina C, e antioxidantes, o abacaxi é uma fruta excelente para quem deseja fortalecer a imunidade. Por isso, o chá promove o mesmo efeito. Além disso, ajuda a prevenir doenças cardíacas, respiratórias e melhora também o colágeno da pele.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água
- Suco de abacaxi
Ingredientes opcionais: Canela, cravo, gengibre, hortelã, açúcar ou adoçante.
Modo de preparo
- Ferva a água em uma panela com tampa por aproximadamente 10 minutos;
- Acrescente 3 colheres de suco de abacaxi natural e 2 colheres de mel.
- Mexa a bebida e beba quantas vezes quiser durante o dia.
Chá para a gripe: chá de sabugueiro
O sabugueiro é uma planta de propriedades medicinais versáteis. Portanto, seu chá pode ser utilizado para ajudar no tratamento de diferentes problemas e condições.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água;
- 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro.
Modo de preparo
- Ferva a água em uma panela com tampa por aproximadamente 10 minutos;
- Acrescente 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro;
- Coe a bebida;
- Beba quantas vezes quiser durante o dia.
Chá de equinácea
A equinácea é uma planta medicinal ótima para a imunidade. Sendo assim, o chá de equinácea é muito bom para combater os sintomas da gripe. Além disso, pesquisadores da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, concluíram que o consumo da planta pode atenuar as chances de desenvolver resfriado comum em mais de 58% dos casos.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água;
- 1 colher de folhas ou de raiz de equinácea;
Modo de preparo
- Ferva a água em uma panela com tampa por aproximadamente 10 minutos;
- Acrescente 1 colher de folhas ou de raiz de equinácea;
- Por fim, coe a bebida;
- Beba quantas vezes quiser durante o dia.
Chá para gripe: chá de alho
O chá de alho é mais um que pode proteger a imunidade e, por isso, aliviar os sintomas da gripe e dos resfriados. O alho é rico em antioxidantes, sendo assim, suas propriedades anti-inflamatórias e naturalmente antivirais atuam na prevenção de doenças e infecções. Além disso, a bebida é fonte de potássio, cálcio e magnésio, por isso, pode também melhorar a qualidade do sono e prevenir a osteoporose.
Ingredientes
- 2 dentes de alho;
- 1 xícara de água fervente;
- Mel – opcional;
- Limão – opcional;
- Gengibre – opcional;
- Cúrcuma – opcional.
Modo de preparo
- Ferva a água em uma panela com tampa por aproximadamente 10 minutos;
- Acrescente 3 colheres de suco de abacaxi natural e 2 colheres de mel.
- Por fim, mexa a bebida e beba quantas vezes quiser durante o dia.
Chá de gengibre
O gengibre é rico em propriedades que combatem as inflamações do corpo. Por isso, o chá de gengibre é ótimo para a imunidade e ajuda a combater os sintomas da gripe, bem como preveni-la.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água;
- 1 pedaço de gengibre ralado (cerca de 5 cm)
Modo de preparo
- Ferva a água e o gengibre ralado em uma panela com tampa por aproximadamente 10 minutos;
- Por fim, coe a bebida;
- Beba quantas vezes quiser durante o dia.
Outras dicas para aliviar os sintomas de gripe
Pratique exercícios físicos
Praticar atividades físicas reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse que prejudica o bom funcionamento do sistema imune, e melhora a circulação, o que facilita o deslocamento das células imunológicas por todo o corpo.
Estudos indicam que incluir pelo menos 150 minutos de exercícios moderados, por semana, de forma regular, ajuda a reduzir a inflamação, além de favorecer a regeneração das células do sistema imunológico
Priorize uma alimentação balanceada e nutritiva
Inclua frutas e vegetais das mais variadas cores em suas refeições. Assim, você consumirá maior quantidade de nutrientes, como vitaminas, minerais e polifenóis, com ação antioxidante, ajudando no bom funcionamento do sistema imunológico.
Uma dieta equilibrada e variada, com foco em alimentos saudáveis e naturais também contribui para o bem-estar geral e ajuda o corpo a se recuperar de gripes e resfriados.
Além disso, alguns alimentos têm propriedades termogênicas, capazes de aumentar a temperatura do corpo quando são digeridos. Desse modo, “o consumo de alimentos como sopas, chás e especiarias pode ajudar a manter o corpo aquecido e confortável durante as baixas temperaturas”, salienta a nutricionista Ana Paula Gonçalves e finaliza: “Se for difícil comer salada em climas mais frios, escolha opções que possam ser refogadas com azeite, como repolho, couve, espinafre e vagem”.
Beba água
A água é fundamental para manter as funções biológicas que fazem parte de uma vida saudável. Sem a hidratação adequada, o suprimento de nutrientes para o sistema imunológico pode ficar prejudicado, impactando diretamente em seu funcionamento.
Além disso, nosso sistema linfático, responsável pela eliminação de resíduos, germes e toxinas, também depende de água para funcionar adequadamente.
Mantenha o sono em dia
Uma boa noite de sono é importante tanto para a saúde como para o bom funcionamento do sistema imunológico. Isso porque, quando dormimos, além de recuperarmos os tecidos, algumas das células de defesa são ativadas para combater possíveis causadores de doenças.
Por outro lado, quando não dormimos o suficiente, nosso sistema imunológico pode sofrer um desgaste, nos deixando mais suscetíveis a invasores nocivos e a doenças. A privação do sono também eleva os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que também prejudica nossa imunidade. Para garantir um sono de qualidade, desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir e evite livros ou conversas estressantes.
Administre o estresse
Controlar nossas emoções é importante não apenas para o bem-estar, mas para o bom funcionamento do sistema imunológico. Isso porque o estresse prolongado eleva, de forma crônica, os níveis de cortisol, um hormônio que mantém nosso corpo em alerta para lutar ou fugir em uma situação perigosa.
Mas para que isso aconteça, impede que o sistema imunológico responda antes que o evento estressante termine. No entanto, quando os níveis de cortisol ficam constantemente altos, como no estresse crônico, o sistema imunológico fica impedido de entrar em ação para proteger o corpo contra possíveis ameaças e doenças.
“Controlar o estresse, incluindo pequenas pausas na rotina, além de atividades que proporcionam bem-estar, como meditação, ioga, exercícios físicos, ou até mesmo um jantar com amigos, um bom livro ou filme e momentos de qualidade com a família, pode ajudar. Manter a imunidade em dia é uma ótima forma de evitar doenças não somente no inverno, mas durante todas as estações do ano”, acrescenta a nutricionista Mayara Stankevicius.
Higienizar as mãos
Lavar as mãos com frequência ajuda a prevenir a propagação de germes e bactérias que podem desencadear alergias.
Fontes:
- Mayara Stankevicius, nutricionista.
- Ana Paula Gonçalves, nutricionista.