Chá de alho: Como fazer e quais os benefícios da bebida

1 de abril, 2020

Muito utilizado na medicina popular, o chá de alho é conhecido por beneficiar a imunidade. Assim, rico em antioxidantes, suas propriedades anti-inflamatórias e naturalmente antivirais atuam na prevenção de doenças e infecções, especialmente da gripe. Ele é repleto de antioxidantes que combatem a ação de radicais livres e alicina. Ou seja, a principal substância responsável por seus poderes medicinais. Além disso, o alho também é rico em minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

Benefícios do chá de alho

Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, antioxidante e anti-inflamatória. Da mesma forma, ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão. Saiba mais:

Fortalece a imunidade

Por ser repleto de antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e antivirais, o alho é um natural fortalecedor do sistema imunológico. Além disso, na Índia, cientistas comprovaram o potencial antioxidante desse chá em um estudo redigido em 2018.

Leia mais: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções

Protege o coração

Além de seu efeito protetor em relação à inflamações, a alicina também pode reduzir a aterosclerose e o depósito de gordura e ajudar a diminuir a pressão sanguínea. Ou seja, ajuda a proteger a saúde do coração, especialmente contra a hipertensão.

Melhora a respiração

O chá é especialmente conhecido por seu eficaz combate à gripe e demais doenças respiratórias. Pois, a razão para isso é que o alho provoca o estímulo das funções respiratórias devido às propriedades expectorantes e antissépticas, que facilitam a respiração. Além disso, também combate a tosse.

Leia também: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração

Pele jovem e lisinha

A bebida também beneficia a aparência da pele, de forma que combate a ação de radicais livres no corpo. Ou seja, o estresse oxidativo. Assim, é o estresse oxidativo o maior responsável pelo envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de rugas.

Ingredientes para o chá de alho

  • 2 dentes de alho;
  • Aproximadamente 250 ml de água fervente;
  • Mel – opcional;
  • Limão – opcional;
  • Gengibre – opcional;
  • Cúrcuma – opcional.
chá de alho

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo