Urticária nervosa: O que é e quais os tratamentos

27 de fevereiro, 2020

A urticária é uma irritação que pode dar em uma ou mais regiões da pele, podendo ser proveniente de uma reação alérgica de contato. Existem diversos tipos de urticárias, que podem ser desencadeadas por fatores como alimentos, medicamentos, infecções, insetos e até exposição solar. Entretanto, no caso da urticária nervosa, a irritação ocorre em regiões específicas devido a um quadro de grande estresse emocional.

Assim, essa reação do sistema imune provoca sintomas como irritação na pele, vermelhidão e/ou erupções cutâneas. Os sintomas surgem de repente e, normalmente, desaparecem em menos de 24 horas. Ocorrem em áreas que podem ser de pequena ou grande amplitude, após situações estressantes. 

Leia também: O que acontece com sua pele quando você está estressada

Segundo a psicóloga Ellen Moraes, fatores que podem desencadear a urticária nervosa são ansiedade extrema, situações de grande estresse, traumas emocionais e problemas cotidianos em que as pessoas não estão acostumadas a lidar. 

Tratamento

Por ser uma doença de pele, é necessário acompanhamento dermatológico para tratar os sintomas locais, incluindo remédios e pomadas, ou até mesmo injeção de emergência. No entanto, também é preciso investigar e tratar as demandas e gatilhos emocionais que fazem surgir a crise. 

Leia também: Como lidar com o estresse

“A prevenção da urticária nervosa somente é possível com um acompanhamento psicológico para o tratamento dos gatilhos, visto que nem sempre a urticária se manifestará em qualquer situação de estresse.” explica a psicóloga.

Portanto, é importante saber o que causa o problema e procurar ajuda de especialistas para poder tratá-lo da forma correta.

Fonte: Ellen Moraes Senra – Psicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.