Própolis: Conheça o aliado da imunidade

Alimentação Bem-estar
20 de Março, 2020
Própolis: Conheça o aliado da imunidade

Você já deve ter ouvido falar do própolis e de seus benefícios para a saúde. Mas, vale saber também que ele é um excelente aliado da imunidade, visto que ajuda a fortalecer e potencializar a ação do sistema imunológico. Por isso, com os surtos de gripe e o aumento de casos de coronavírus causados pela variante Ômicrom, a população está, cada vez mais, buscando fortalecer a imunidade. Dessa forma, o própolis pode atuar como um grande aliado.

De acordo com a Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora, a maioria das pessoas desconhecem os benefícios terapêuticos que o extrato de própolis oferece.

Segundo ela, o alimento possui ação antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e imunomoduladora. Muito empregado por civilizações desde a antiguidade, era utilizado em produtos apícolas como valiosos recursos terapêuticos em suas práticas medicinais. O termo “própolis” pode ser dividido da seguinte forma: “pro” significa em favor e “polis”, “cidade das abelhas”. Em outras palavras, a palavra quer dizer defesa da colmeia. Confira mais detalhes sobre o própolis! 

Própolis: o que é e para que é utilizado

O que é conhecido como extrato de própolis é, assim como o mel, produzido pelas abelhas. Trata-se da mistura de pólen, cera e resinas vegetais que as abelhas Apis Melífera coletam por meio das enzimas salivares. Basicamente, a finalidade dessa mistura é vedar todas as frestas da colmeia. Além disso, o própolis é utilizado como proteção, já que isola o ambiente em que as abelhas operárias vivem, também possibilitando manter a temperatura ideal no local. Por fim, o própolis também auxilia no reparo de frestas ou danos e na mumificação de insetos invasores. 

Andresa explica que a composição química do própolis difere significativamente de acordo com a região geográfica, “Por se tratar de um produto natural sua composição, varia de acordo com o tipo de vegetação visitada pelas abelhas, estação do ano e condições ambientais existentes próximas à colmeia”. Dessa forma, destacam-se três tipos principais: verde, marrom e vermelha. 

Leia também: Afinal, mel é melhor que açúcar?

Propriedades do própolis

  • Antioxidantes;
  • Ação imunomoduladora;
  • Ação antibacteriana;
  • Vitaminas e minerais.

Benefícios do própolis

Ainda segundo a especialista, um dos efeitos biológicos do própolis é sua propriedade imunomoduladora: “Há estudos que demonstram que o extrato de própolis atua no sistema imunológico em duas frentes, estimulando o sistema de defesa positivamente combatendo possíveis investidas de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, e também exercendo efeito anti-inflamatório.

Esses efeitos ocorrem devido sua complexa composição e variedade química, que envolve a presença de compostos fenólicos, flavonoides, entre outros componentes. Diferente da maioria dos extratos de própolis europeus, os benefícios versão brasileira do alimento ocorrem devido aos compostos fenólicos prenilados, tais como artepelin C, baccharina e drupanina. Descubra outros benefícios:

Fortalece a imunidade

Graças à ação antioxidante e sua abundância de vitaminas, o extrato das abelhas ajuda a fortalecer a imunidade e potencializa a ação protetora do sistema imunológico.

Previne o envelhecimento precoce

Também, é por essa riqueza de antioxidantes que o alimento atua para combater a ação dos radicais livres e, portanto, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e de todo o organismo.

Leia mais: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Combate dores e inflamações

Conhecido por seu potencial de amenizar a dor de garganta, o própolis realmente possui ação inflamatória. Por isso, ajuda a combater dores e inflamações desse tipo.

Leia mais: Melhores alimentos para a voz

Fonte: Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!