Projeto verão: ainda é possível atingir a sua meta fitness!
Você piscou, e outubro já está em sua reta final — inclusive, hoje (21/10) começa a contagem regressiva de dois meses para a estação mais quente do ano! É também nessa época que muita gente resolve focar em algum objetivo fitness, como emagrecer ou ganhar massa muscular. Mas será que o chamado “projeto verão” ainda é possível de alcançar?
Projeto verão: ainda dá tempo?
“A resposta é: depende. Se você precisa perder muitos quilos, não é possível. Por exemplo, aqui no consultório, eu passo uma dieta para que a pessoa perca até um quilo e meio por semana. Mais que isso, é muito sacrificante. Mas o curioso é que sempre que chega outubro, a demanda pelo emagrecimento rápido cresce mesmo. Costumo chamar a busca por emagrecer de ‘outubrite’”, explica a Dra Sarina Occhipinti, especialista em clínica médica e em nutrição funcional.
E por mais que eliminar 10 quilos até o fim do ano pareça tentador, é preciso entender que cada corpo responde de forma única a uma determinada dieta — então, pode ser que esse número seja diferente no seu caso.
Além disso, o segredo não está em apostar em cardápios extremamente restritivos ou no consumo de produtos emagrecedores. Essas estratégias podem até promover um emagrecimento rápido e volumoso, mas elas não são seguras para a saúde, e podem provocar o conhecido efeito sanfona — isto é, recuperar o peso perdido em pouco tempo.
“Nada de regimes mirabolantes. Alguns profissionais costumam receitar remédios da moda. Esse procedimento funciona no começo, mas daqui a três meses, o paciente terá o efeito rebote e pode chegar, inclusive, a pesar mais do que antes de iniciar esse tratamento”, alerta a médica.
Leia também: Como desinchar até o fim do ano: dicas e cardápio
Dicas para um projeto verão eficaz e duradouro!
Além de fazer mudanças na alimentação e priorizar a prática de exercícios físicos, outros fatores são fundamentais para que o emagrecimento aconteça de forma segura e constante.
“É necessário entender o que acontece no organismo do indivíduo. Hoje, sabe-se, por exemplo, que os mecanismos do cortisol no corpo humano auxiliam no ganho de peso e são um dos maiores causadores da obesidade moderna”, esclarece.
Por isso, a Dra Sabrina destaca a importância do acompanhamento com uma equipe multidisciplinar. O ideal, de acordo com ela, é que os profissionais trabalhem três pilares com o paciente:
1 – Pilar bioquímico: entender melhor o seu corpo
“Nele, criamos processos bioquímicos para desinflamar o corpo, podendo usar vitaminas e alguns suplementos para auxiliar — sempre com indicação médica. Aqui também tratamos os hormônios.”
2 – Pilar metabólico: conhecer mais o seu metabolismo
“Vamos entender como funciona o gasto de energia em cada paciente. Assim, um personal pode prescrever a atividade física ideal, informando como ela deve ser feita, por quanto tempo e os principais exercícios para compor o treino, além dos alimentos que a pessoa precisa consumir, e se é necessária a suplementação.”
3 – Pilar neurocomportamental: cuidar da saúde mental
“Este último, se não for feito, de nada adiantam os dois anteriores. Para isso, é importante contar com a ajuda de um psicólogo para trabalhar a autoestima e diminuir o estresse.”
Leia também: Alimentos que diminuem a fome, quais evitar e cardápio!
Por que você quer começar um projeto verão?
Por fim, mas não menos importante, vale separar um tempinho para alinhar as suas expectativas e prioridades com relação ao projeto verão: por que você deseja adotá-lo? Algumas pessoas querem, por exemplo, o “corpo perfeito”. E acabam se cobrando de forma exagerada, fazendo com que isso se torne uma pressão estética nada saudável.
Traçar metas focadas na sua saúde e tentar adotá-las durante o ano todo (em vez de correr contra o tempo em dois meses) tornam-se estratégias muito melhores. Por isso, reflita: você quer um organismo mais magro por causa do verão? Ou deseja cuidar da alimentação, aumentar a imunidade, ser mais disposto no dia a dia e melhorar os marcadores de saúde (como colesterol, pressão arterial e glicemia)? Afinal “corpo do verão” é aquele que você tem!
Fonte: Dra Sarina Occhipinti, especialista em clínica médica e em nutrição funcional.