Sinais de que o seu corpo está inflamado

Saúde
11 de Julho, 2023
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Sinais de que o seu corpo está inflamado

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

A inflamação pode ser causada por fatores externos, ou seja, alimentos com baixo teor de nutrientes. Mas também por fatores internos: problemas emocionais como estresse e preocupação.

Articulações, ossos e também o fígado são as áreas mais afetadas. Entretanto, a boa notícia é que o corpo pode se recuperar sozinho das alterações e dos processos inflamatórios. Contudo, isso não é algo que acontece da noite para o dia. O caminho mais rápido ainda é adotar uma rotina saudável para auxiliar o bem-estar físico e reverter de vez esse quadro. Então, entenda mais sobre os sinais de um corpo inflamado:

Leia também: Sinais de que você está comendo pouca proteína

Sinais de que seu corpo está inflamado

Você sente muito cansaço

A fadiga causada pela inflamação deixa a pessoa quase sem pique. Mas a prática regular de atividades físicas não só mantém a saúde em dia, como também proporciona mais força e resistência ao corpo. Os exercícios ainda controlam as taxas de colesterol (bom e ruim), equilibram a pressão e reduzem os níveis de glicose.

Seu intestino não funciona bem

O mau funcionamento do órgão implica na absorção de toxinas, no inchaço e até na distensão abdominal. Portanto, aposte em uma dieta natural, com fibras e verduras, e deixe de lado os alimentos industrializados. Além disso, o segredo do intestino é a hidratação — não deixe de tomar água para regular a rotina no banheiro.

Leia também: Sinais de que você está comendo muito carboidrato

Você anda muito estressado

A vida parece que ficou mais agitada para todo mundo. A disposição não é mais a mesma, o cansaço e a preocupação dão as caras todos os dias. Desacelerar o corpo e a mente é fundamental para desinflamar. Por isso, crie uma rotina de descanso, medite ou faça alguma atividade que dê prazer — é preciso ficar longe das cobranças para conseguir relaxar.

Sinais de corpo infamado: Seu reflexo no espelho está diferente

Sua pele está diferente? Espinhas doloridas, olheiras ou aparência mais oleosa? Saiba que, além da variação hormonal, o estresse e a má alimentação também podem contribuir para a piora da sua cútis. Aposte em comidas naturais e saudáveis, como se fosse um detox, depois de uma exagerada. Diminuir o ritmo acelerado na rotina também vai contribuir rápido para vocês fazer as pazes com o espelho.

Por fim, vale ressaltar que nem todos os casos de cansaço ou desânimo são necessariamente causados por inflamação. Esses sintomas podem ter diversas causas, portanto, é importante considerar outros fatores, como saúde mental, estilo de vida e condições médicas.

Leia também: 6 sinais (além da perda de peso) de que você emagreceu

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas