Os piores alimentos para o humor – e como substituí-los

Alimentação Bem-estar
08 de Junho, 2020
Os piores alimentos para o humor – e como substituí-los

Há extensos estudos que relacionam a alimentação ao nosso humor. Em específico, há certos alimentos que devem ser evitados para melhor regular o humor e nossos sentimentos de modo geral.

Isso porque o que comemos afeta os neurotransmissores que o cérebro produz. Estes são os produtos químicos do cérebro que orientam como estamos nos sentindo. Neurotransmissores como a serotonina nos ajudam a relaxar, enquanto a dopamina pode trazer mais foco. Assim, os alimentos que ingerimos fornecem os alicerces para esses produtos químicos, pois o cérebro extrai os nutrientes necessários dos alimentos para criar os neurotransmissores, que, por sua vez, regulam e melhoram o humor.

Portanto, enquanto alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão e abacate, melhoram jogam o astral nas alturas, alimentos de baixa qualidade nutricional afetam negativamente o cérebro. Saiba mais.

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Os piores alimentos para o humor

Fast food e alimentos processados

Por mais que hambúrguer, cachorro quente, batata frita e companhia sejam apetitosos e difíceis de “largar”, essas opções são conhecidas por seus diversos malefícios para a saúde do corpo e também da mente. Em resumo, devido à abundância em sódio e conservantes, esses alimentos dificilmente promovem a sensação de saciedade e, por isso, podem provocar episódios compulsivos e sintomas de ansiedade.

Você pode substituir por:

  • Frutas e vegetais ricos em fibras;
  • Cereais e grãos integrais;
  • Oleaginosas.

Leia mais: Alimentos processados campeões de sódio

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem trazer diversos malefícios para a saúde, inclusive para seu humor. Ainda que um taça de vinho por dia não seja um grande perigo, o consumo exagerado de álcool pode prejudicar o metabolismo. Como consequência, atrapalha também seus hormônios e seu humor.

Você pode substituir por:

  • Mindful drinking – beber em menor quantidade e com mais consciência;
  • Bebidas fermentadas livres de álcool, como o kombucha.

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Adoçantes artificiais e açúcar adicionado

O açúcar adicionado aos alimentos induz um efeito “espiral” na mente: inicialmente, provoca uma instantânea melhora no humor. Porém, não demora muito para que o corpo colapse e o humor seja comprometido. Por isso, sentimentos de ansiedade e irritabilidade são comuns nesse caso. Não é diferente no caso de adoçantes artificiais.

Você pode substituir por:

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Refrigerante

Os refrigerantes são conhecidos pela grande quantidade de açúcar presente em sua composição. Por isso, provocam efeito similar aos doces e demais alimentos ricos em açúcar adicionado. Sendo assim, podem comprometer muito o humor – mesmo as versões diet dessas bebidas, por serem repletas de adoçantes.

Você pode substituir por:

  • Kombucha;
  • Chá;
  • Sucos naturais;
  • Vitaminas e smoothies.

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Margarina

A margarina é um alimento altamente processado, projetado para parecer semelhante à manteiga na textura e no sabor, e um dos piores alimentos em relação ao humor. Em resumo, ela é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais.

Você pode substituir por:

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Café

Apesar de muito querido, o café não é o melhor amigo do humor. Pois, o excesso de cafeina em sua composição pode desencadear sintomas de ansiedade e estresse, impactando diretamente no controle hormonal do organismo.

Você pode substituir por:

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

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