Picolinato de cromo aumenta os músculos?

Alimentação Bem-estar
11 de Maio, 2022
Picolinato de cromo aumenta os músculos?

Na internet, a gente encontra muitas opções de remédios, suplementos e até ervas que prometem benefícios estéticos. Contudo, é preciso ter muito cuidado ao utilizá-los, bem como contar sempre com a ajuda de um profissional. O picolinato de cromo, por exemplo, é uma substância que muita gente usa com o intuito de emagrecer e até ganhar mais músculos. Mas será que é realmente isso que acontece? Entenda:

O que é o picolinato de cromo?

É um suplemento alimentar, ou seja, uma substância fabricada pela indústria para complementar a alimentação. No caso do picolinato de cromo, ele serve para oferecer cromo ao organismo, e é indicado para pessoas que possuem deficiência dele.

O nome picolinato de cromo é assim porque ele contém três compostos diferentes (e não apenas o cromo). Isso é feito para que o corpo consiga absorver o mineral da melhor forma.

Para que serve o picolinato de cromo?

O cromo é um mineral que tem diversos papéis importantes para nós. Ele ajuda o organismo a digerir os carboidratos, evitando que eles sejam estocados em forma de gordura e melhorando a tolerância à glicose (basicamente o açúcar presente em nosso sangue).

Além disso, também contribui para a formação de proteínas nos músculos. Por fim, alguns estudos apontam também que o cromo pode ajudar a equilibrar o nosso colesterol.

Podemos encontrar o cromo em diferentes alimentos, como frango, carnes, ovos, frutos do mar, leite e derivados, uva, açaí, tomate, banana, maçã, espinafre, soja, milho, feijão… A lista é longa.

Por isso, quem não consegue obter quantidades recomendadas do mineral (50 a 200 mcg/dia) somente com a alimentação, geralmente usa o picolinato de cromo sob a recomendação de um médico.

Leia também: O que fazer para comer à noite?

E os outros possíveis efeitos do picolinato de cromo?

Entenda a polêmica por trás de cada um deles:

Controla a insulina?

A relação até que faz sentido. Afinal, quando há falta de cromo no organismo, o açúcar é absorvido de forma mais rápida. Isso não só aumenta a nossa vontade de doces, massas e pães, como também eleva os riscos de sobrepeso e diabetes tipo 2.

Contudo, não há evidências comprovando que pessoas saudáveis (isto é, sem deficiência de cromo) devem tomar o suplemento para potencializar o controle da insulina.

Emagrece?

É preciso ter cuidado com essa afirmação. Isso porque não existem pesquisas robustas comprovando a eficácia do suplemento para a perda de peso. Além disso, os estudos feitos até agora foram muito pequenos.

Além disso, é preciso lembrar que nenhuma substância (ou mesmo alimento), sozinha, pode nos fazer emagrecer. O ideal é apostar em mudanças no estilo de vida e adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

Picolinato de cromo aumenta os músculos?

Por fim, uma outra ideia é que o picolinato de cromo promove o ganho de massa muscular. Mas uma revisão de estudos, publicada na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva em 2016, não concordou com a informação.

Os autores do artigo não acharam relações entre a substância e “o ganho de massa muscular, a perda de gordura corporal ou melhoras em parâmetros bioquímicos.”

Leia também: Parar de usar anabolizantes engorda?

Conclusões

Considerando todas as discussões acima, podemos concluir que só deve ser consumir o picolinado de cromo quem não consegue ingerir cromo adequadamente pela alimentação. Sem contar que apenas um profissional qualificado pode indicar e orientar o seu uso.

Os efeitos colaterais que o excesso de cromo (mais de 800 mcg/dia) podem causar no corpo ainda são desconhecidos. Mas alguns pacientes já relataram sintomas como:

  • Dificuldade de concentração;
  • Problemas de equilíbrio e coordenação;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Urina escura;
  • Icterícia;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Anemia;
  • Problemas no fígado.

Referência: Falcão, Luiz Eduardo Marinho. Suplementação De Cromo Associado Ao Exercício Físico: Uma Revisão Sistemática. RBNE – Revista Brasileira De Nutrição Esportiva, 2016.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.