Compostos da laranja ajudam a controlar a glicose no sangue, aponta estudo

Alimentação Bem-estar
07 de Março, 2022
Compostos da laranja ajudam a controlar a glicose no sangue, aponta estudo

Um estudo feito por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a laranja ajuda a controlar a glicose no sangue. Isso porque compostos biativos presentes na fruta podem estar ligados ao controle das taxas de açúcar na corrente sanguínea (glicemia). A pesquisa foi feita pelo Centro de Pesquisas de Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC). O material foi publicado na revista Clinical Nutrition Espen.

12 pessoas saudáveis dos sexos masculino e feminino participaram da pesquisa. Desse modo, os participantes passaram a noite em jejum e se alimentaram pela manhã com uma refeição rica em gorduras e carboidratos. Em seguida, foram divididos em três grupos. A análise funcionou da seguinte maneira: o primeiro grupo tomou água com a refeição. O segundo, suco de laranja, e o terceiro uma bebida à base de glicose com a quantidade de carboidratos identica à do suco.

No teste, os cientistas acompanharam o nível de glicose no sangue dos participantes em uma, três e cinco horas após a refeição. Na primeira medição, todos apresentaram um aumento na glicemia, o que já era previsto. Entretanto, as outras análises mostraram que as taxas de glicose e insulina no sangue dos que tomaram o suco de laranja foram similares às do grupo da água nas medições posteriores.

Como a laranja ajuda a controlar a glicose

Em entrevista à Agência Fapesp, que apoiou a pesquisa, Bruna Jardim Quintanilha, autora do artigo, disse: “Se a ingestão de suco de laranja não difere da ingestão de água, podemos concluir que os carboidratos do suco não promovem aumento significativo da glicemia em nosso modelo experimental, diferentemente do que ocorreu com a bebida à base de glicose.”

Segundo Quintanilha, a laranja seria capaz de controlar a glicose porque algum componente do suco ajuda a evitar a alta nos níveis de açúcar. Pesquisadores analisaram e relataram que o suco agiu no microRNA 375 (miR-375), que é um biomarcador da função das células beta do pâncreas. Por fim, com a realização de mais pesquisas, o suco de laranja pode se tornar uma alternativa para quem possui diabetes.

Referência: Ingestion of orange juice prevents hyperglycemia and increased plasma miR-375 expression.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!