Chá de insulina vegetal: o que é, benefícios e cuidados

25 de abril, 2022

O chá de insulina vegetal é preparado a partir de uma planta cujo nome científico é Cissus verticillata, conhecida também como uva-do-mato e parreira-brava. De acordo com quem a ingere, ela é benéfica para pessoas com diabetes, uma vez que ajuda a controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue — isto é, a glicemia.

Contudo, a atuação do vegetal nativo da América do Sul não está diretamente ligada à produção de insulina pelo pâncreas e ainda não é cientificamente comprovada. Por isso, seu uso deve ser feito somente sob orientação profissional, e não substitui o tratamento médico convencional.

Possíveis benefícios do chá de insulina

Segundo seus defensores, a insulina vegetal possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e hipoglicemiantes. Seu chá também é consumido em casos de inflamação muscular e pressão alta. Entenda melhor seus benefícios:

Fonte de minerais

Além das propriedades anti-inflamatórias, a insulina vegetal é rica em minerais importantes para a saúde. Em especial, suas folhas são repletas de cálcio, potássio e fósforo – essenciais para a saúde dos ossos, do sangue e do metabolismo.

Protege a saúde do coração

Ainda, o chá de insulina pode beneficiar não apenas quem deseja controlar ou prevenir o diabetes, mas também quem sofre de pressão alta. Basicamente, ele é naturalmente hipotensor, ou seja, atua no controle da pressão arterial. No entanto, em excesso, pode causar pressão baixa.

Leia também: Chá de orégano emagrece? Veja benefícios e receita

Possíveis efeitos colaterais do chá de insulina

O principal efeito colateral é a hipoglicemia, especialmente se o consumo for maior do que o recomendado ou associado a medicamentos para controlar o diabetes sem instrução médica. Por isso, o uso do chá deve ser feito somente com a recomendação de um especialista.

Além disso, o chá de insulina não deve ser ingerido por gestantes, lactantes, crianças, pessoas com a pele muito sensível ou alérgicas à planta.

Como preparar chá de insulina

Ingredientes:

  • 3 folhas secas de insulina vegetal;
  • 1,5L de água fervente.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque as folhas na água fervente por 10 minutos. Então, coe e espere amornar.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.