Erros no café da manhã que atrapalham o processo de perda de peso

Alimentação Bem-estar
02 de Maio, 2022
Erros no café da manhã que atrapalham o processo de perda de peso

Durante o processo de emagrecimento, as refeições desempenham importante papel e são cruciais para o alcance do resultado esperado. E quando falamos em refeição, o café da manhã é considerado por muitos a mais importante do dia. Por isso, entender como se alimentar apropriadamente nesse momento de acordo com suas metas e objetivos, evitando cometer erros no café da manhã, é um grande passo para o seu desenvolvimento. 

Confira, abaixo, erros que não devem ser cometidos na primeira refeição do dia e mais informações sobre uma dieta apropriada para a perda de peso.

A importância do café da manhã

O café da manhã é a primeira refeição que acontece após um longo período de jejum, o sono. Sendo assim, é crucial iniciar o seu dia com a ingestão equilibrada de nutrientes, o que ajuda a saciar o apetite e contribui para o maior controle nas próximas refeições. 

Erros para não cometer no café da manhã

Para quem está no processo de emagrecimento, o café da manhã merece uma atenção especial. Sendo assim, confira quatro pontos para considerar na primeira refeição do dia, selecionados pela nutricionista Leticia Ramirez:

  • Prefira consumir frutas in natura: em vez de um copo de suco pela manhã, opte por colocar no cardápio as frutas em si, pois durante o preparo, as fibras e muitos nutrientes podem ser perdidos, além do método reduzir o poder de saciedade;
  • Na hora de montar um sanduíche, deixe de lado os embutidos, abrindo espaço para opções naturais, como queijo e ovo;
  • Está sem tempo para tomar café da manhã e vai optar por uma barrinha de cereal? Repense essa escolha, as barrinhas são produtos industrializados, com adição de açúcar e outros ingredientes que não são benéficos para a saúde. Prefira consumir chips de coco ou uma porção de oleaginosas;
  • Uma xícara de café é sempre bem-vinda pela manhã, mas tenha atenção com a adição de açúcar ou adoçantes na preparação. Caso não consiga consumir a bebida sem adoçar, reduza aos poucos a quantidade utilizada até o seu paladar se adaptar ao sabor amargo.

Uma estratégia interessante para quem busca perder peso é ficar de olho no apetite e buscar refeições e alimentos que promovam saciedade. Para isso, você pode montar sanduíches com uma porção de proteína (como ovos, queijos ou patê de atum), assim como consumir uma porção de frutas acompanhada de proteínas (como iogurte ou ovos).

Por último, preparações como omelete, mingau de aveia, panqueca de aveia, crepioca e oleaginosas também são ótimas opções.

Outras dicas para a dieta de quem quer perder peso

Fracionar as refeições ao longo do dia é uma boa escolha, evitando assim o jejum prolongado — já que ele pode aumentar o apetite e ocasionar exageros em uma única refeição. Vale ressaltar que não existe uma regra de horários para se alimentar, o importante é ter atenção na sua sensação de fome e saciedade, podendo adequar os horários das suas refeições de acordo com a sua rotina diária.

“Além disso, ajuste as suas refeições de acordo com os seus horários de treino. Se a sua última refeição completa for feita até três horas antes do treino, ela vale como um ótimo pré-treino, sem a necessidade de nenhum lanche adicional. Você treina após o seu lanche da tarde? Então ele já será o seu pré-treino e o seu jantar já será o seu pós-treino”, completa a nutricionista. 

Por fim, para refeições pós-treino, consuma ovos, carnes, vitamina de frutas com iogurte natural e refeições completas.

Fonte: Leticia Ramirez, nutricionista com atuação na área da Nutrição Esportiva, auxiliando os praticantes de atividade física a alcançarem o seu objetivo (CRN-3 63183).

Sobre o autor

Gabriel Saez Domingues
Estagiário de jornalismo, formando pela Unesp.

Leia também:

polichinelo
Bem-estar Movimento

Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento

Saiba mais sobre os benefícios do polichinelo e como fazer em casa

atividades físicas para combater a depressão
Bem-estar Equilíbrio Movimento

Melhores atividades físicas para combater a depressão, segundo estudo

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença.

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência