Perder peso no frio pode ser mais fácil do que parece: entenda
Os períodos do ano que contam com temperaturas mais baixas podem ser benéficos para o processo de emagrecimento, sabia? Isso porque se você aliar alguns hábitos alimentares à prática de exercícios físicos, perder peso no frio pode se tornar mais fácil do que parece.
Muitas pessoas acreditam que, no frio, a vontade de comer aumenta. Contudo, isso pode não passar de impressão, e com a escolha dos alimentos certos, é possível aumentar a saciedade.
Além disso, o metabolismo estará mais acelerado para deixar o corpo aquecido. Esse fato, somado a uma alimentação saudável, favorece o gasto calórico!
Perder peso no frio
Para o médico Dr Yago Fernandes, atuante em endocrinologia da equipe Nutrindo Ideais e especialista em emagrecimento e hipertrofia, o inverno pode ser a melhor época do ano para emagrecer pois o corpo gasta muitas calorias para equilibrar a temperatura corporal, e isso consome gordura.
O estudo americano Cool Temperature Alters Human Fat and Metabolism mostra como o processo funciona:
- A exposição a temperaturas frias faz com que seja formada gordura marrom no lugar de gordura branca;
- A gordura marrom estimula a queima calorias extras para que o corpo se mantenha aquecido – então, se pudermos produzir gordura marrom em vez de branca, isso pode nos ajudar a queimar o excesso de gordura corporal.
E se você conseguir fazer alguns ajustes na alimentação, melhor ainda. Há diferenças entre a fome e a vontade de comer: enquanto a fome é quando o corpo usa a primeira reserva de energia que geralmente é o carboidrato, a vontade de comer é quando isso já foi suprido, mas continuamos a ingerir alimentos.
Por isso, para uma alimentação que contribui para o processo de emagrecimento, Eleonora Galvão, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais e especializada em nutrição vegana e vegetariana, indica alimentos que ajudam na dieta:
Alimentos que ajudam a perder peso no frio
Cenoura
Possui fibras que retardam a digestão, promovendo saciedade por mais tempo. Elas ainda diminuem a vontade de comer e controlam desejos por conta dos tempos de decomposição e digestão mais longos.
Sem contar que a cenoura é um vegetal versátil e de baixo valor calórico, podendo ser combinada com outras opções densas em nutrientes.
Canela
A especiaria tem potencial termogênico, ou seja, acelera o metabolismo naturalmente. Ademais, promove a estabilização dos níveis de glicose no sangue, melhorando a sinalização do hormônio insulina e consequentemente promovendo maior controle da fome.
Kiwi
A fruta da safra de inverno é rica em fibras alimentares, que melhoram a saúde do intestino e a digestão. Também é fonte de magnésio, um mineral importante para o controle da ansiedade, sentimento que pode potencializar o “comer emocional”.
Além disso, treinar no frio pode ser um ponto extra. O personal trainer Matheus Vianna, criador do método treinando sem dor, aponta que o corpo tende a se adaptar às temperaturas amenas e aumentar a capacidade de queima de gordura corporal.
Atividades físicas caseiras podem ser uma boa escolha, como subir escadas, dançar, fazer yoga e artes marciais. Por fim, algumas mudanças de comportamento também são essenciais, como regular a rotina de sono.
Treinar para perder peso no frio
Além desses pontos, treinar no frio pode ser um grande aliado, mas exige cuidados. O personal trainer e criador do método “treinando sem dor”, Matheus Vianna, diz que atividades físicas em casa podem ser uma boa escolha, como subir escadas, dança, yoga e artes marciais. Além disso, não podemos nos esquecer de manter o sono em dia, já que ele é essencial para o processo de emagrecimento — no frio, isso não é muito difícil, não é mesmo?
Fontes:
- Dr Yago Fernandes, médico atuante em endocrinologia da equipe Nutrindo Ideais e especialista em emagrecimento e hipertrofia;
- Eleonora Galvão, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais e especializada em nutrição vegana e vegetariana;
- Matheus Vianna, personal trainer e criador do método treinando sem dor.