Onicofagia infantil: Por que algumas crianças roem as unhas?

Saúde
22 de Fevereiro, 2022
Onicofagia infantil: Por que algumas crianças roem as unhas?

Onicofagia infantil é um termo complexo, certo? No entanto, ele define uma ação comum nas crianças: o roer de unhas. Se você tem filhos ou acompanha crianças de perto, já deve ter percebido que isso acontece com bastante frequência.

Mas vamos entender o assunto desde o começo:

O que é onicofagia infantil?

Segundo a Dra Ana Loch, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a onicofagia é, justamente, o hábito de roer unhas que algumas crianças costumam ter, principalmente a partir dos 3 anos.

“Esse hábito sinaliza, na maioria das vezes, algo de fundo emocional. Como algum tipo de ansiedade, tédio, alguma contrariedade (quando a criança quer fugir de alguma situação estressante) ou algo que abale a segurança da criança”, explica.

Por ser uma condição de fundo emocional, é importante que os familiares ou tutores saibam detectar o que está gerando esses sentimentos. Além de acolher e confortar essa criança, diminuindo a sua sensação de insegurança, angústia e ansiedade.

“Eles devem se valer de muito diálogo e evitar atitudes punitivas, como colocar pimenta ou outros gostos amargos nas unhas dos pequenos, pois isso somente aumentará o problema”, continua a pediatra.

Leia também: Ministério da Saúde lança Guia Alimentar para crianças

O que fazer em caso de onicofagia infantil

Para a médica, um lar afetuoso e uma família respeitosa, que garante boas condições de vida, como bons hábitos alimentares e de sono, são fundamentais para elevar a autoestima e a segurança dessa criança, que vai deixando aos poucos o hábito de roer as unhas.

A onicofagia infantil é erradicável. Ou seja, é possível fazer a criança parar de roer as unhas permanentemente. Mas desde que o tratamento seja feito de acordo com as orientações da médica, citadas acima.

“Na maioria das vezes, esse hábito vai tendendo a desaparecer conforme a criança vai crescendo e adquirindo autonomia, segurança e capacidade de resolução de problemas”, diz. “Futuramente, em alguma situação de estresse, esse hábito pode voltar como demonstração de insegurança ou ansiedade.”

Leia também: Benefícios de ter animais de estimação para as crianças

Roer as unhas gera complicações?

Sim, algumas. De acordo com a médica, esse hábito pode gerar cefaleia tensional, pela tensão na musculatura da face ao roer as unhas, desgaste do esmalte dos dentes, contaminação por germes patogênicos presentes nas unhas e até mesmo infecção na ponta dos dedos por maior exposição da pele às bactérias.

Por isso, é importante buscar e tratar as causas que estão levando a criança a roer as unhaa. Desse modo, a situação não chega ao ponto de complicações.

Fonte: Ana Loch, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante

Mortes por AVC
Saúde

Mortes por AVC podem ser associadas às temperaturas extremas

Mais de meio milhão de pessoas tiveram AVC relacionados às temperaturas extremas – muito calor ou muito frio