Alimentos que mancham os dentes – Conheça os principais

14 de outubro, 2020

É comum que o sorriso fique amarelado com o passar dos anos. Porém, existem alimentos que mancham os dentes graças à coloração, como café, açaí e suco de uva, e aqueles que são muito ácidos, como as frutas cítricas e as bebidas alcoólicas.

O que proporciona cor aos dentes é a dentina, tecido que está logo abaixo do esmalte dental, que por sua vez é a camada mais externa e protetora. Porém, o esmalte é poroso. Assim, quando essas comidas e bebidas são consumidas com frequência e a higienização não é correta, os dentes podem ficar manchados ou amarelados.

Mas, a boa notícia é que, para minimizar o problema, não é preciso excluir esses alimentos do cardápio. Na verdade, uma higienização adequada e visitas regulares ao dentista já são medidas capazes de reverter o processo.

Alimentos que mancham os dentes

Café

Devido à forte coloração, o café é um dos alimentos que pode causar manchas nos dentes. Há maior risco de manchas se a bebida é consumido com muita frequência.

Vinho tinto

O vinho tinto, assim como o suco de uva, pode causar manchas nos dentes, principalmente em função de sua cor forte, mas também por conta da acidez que corrói o esmalte dental.

Shoyu

O shoyu, molho de soja, é muito usado na culinária asiática. Ele é rico em sódio e sua cor é forte, dois fatores que podem prejudicar o esmalte dental. O molho de tomate pode ter esse mesmo efeito.

Chá

O chá, tal como o café, geralmente possui coloração forte. Ainda, há chás que contém cafeína, o que torna-os ainda mais propícios a causar manchas nos dentes.

Curry

O curry é uma especiaria muito famosa bem como querida. Entretanto, é um dos alimentos que mancham os dentes devido à forte pigmentação.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como o morango e a framboesa, são algumas das mais ácidas por isso podem facilmente causar manchas nos dentes, especialmente se consumidas frequentemente.

Refrigerantes

Os refrigerantes são repletos de compostos artificiais, como corantes, que podem facilmente manchar os dentes. Ainda, por serem ricos em açúcar, podem acabar por facilitar a ocorrência de cáries.

Vinagre balsâmico

Ainda, o vinagre balsâmico pode ter o mesmo efeito. Ele tem cor forte e, não só, sua acidez também corroer o esmalte dental.

Leia também: Alimentos que protegem os dentes

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo