Kombucha emagrece?

22 de agosto, 2019

Você já viu produtos descritos como “Kombucha” e não sabe exatamente o que é? Cada vez mais comum em lojas de produtos naturais, a bebida é resultado do chá (preto, verde, mate ou hibisco) fermentado com uma colônia de bactérias chamada de Scoby.

Também conhecido como “o elixir da vida” é um probiótico tem grandes benefícios para a saúde. Mas será que ele emagrece? 

Não existe milagre quando o assunto é emagrecer: é preciso aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos. Mas, de acordo com vários estudos, as pessoas que bebem chá de kombuchá regularmente conseguem potencializar a perda de peso mais facilmente. Entenda porque: 

Uma das principais bandeiras do kombucha é que o ácido glicurônico contido nele ajuda na desintoxicação do organismo e eliminação de toxinas. Além disso, o chá auxilia no funcionamento intestinal, absorção de nutrientes, aumento da imunidade, diminuição de alergia e intolerâncias alimentares.

Os probióticos podem incentivar a produção de leptina e insulina, hormônios relacionados à saciedade. Então é possível que você não sinta uma fome exagerada e reduza a alimentação naturalmente. O intestino é outro ponto importante, o equilíbrio de bactérias na região, o funcionamento adequado e a absorção de nutrientes ingeridos nas refeições ajudam ainda mais o organismo. 

Kombucha ajuda ainda a inibir o armazenamento de gorduras no nosso corpo, por isso acelera o metabolismo e impede que as gorduras se acumulem em diferentes partes do corpo.

Receita de kombucha caseira

Ingredientes

  • 1 colônia de Kombucha e 100 ml do líquido que fica com a colônia, também conhecido como starter
  • 1 litro de chá adoçado (mate, chá preto, chá verde…), adoce com o quanto você tomaria.
  • 1 pote de pelo menos 1 litro para fermentar, de preferência de boca larga que entre uma mão
  • 1 garrafa pet de pelo menos 1 litro para o envase
  • Especiarias ou frutas para saborizar

Modo de preparo

1) Misture o chá adoçado, em temperatura ambiente com a colônia e o starter.

2) Cubra o pote com um pano e elástico e deixe em temperatura ambiente evitando a luz solar direta.

3) Experimente o chá de 2 em 2 dias com uma colher para acompanhar a mudança do sabor. Dependendo da temperatura pode levar de 5 a 15 dias para ter uma mudança grande no sabor que deve ser bem menos doce do que no início e não tão acético (sabor de vinagre).

4) Após o período da primeira fermentação, extraia 90% do líquido para uma garrafa pet e saborize com especiarias: cravo, canela, grãos de café, cardamomo ou frutas: pedaços ou no máximo 100ml de suco de frutas (10% do total de kombucha pronto).

5) Feche bem a garrafa e certifique-se que não está vazando e deixa fora da geladeira até a garrafa pegar pressão naturalmente (você sentirá apertando a garrafa). Quando pegar pressão, coloque na geladeira e beba gelado. Consuma em até 10 dias, mais do que isso o sabor poderá ser alterado. Com o scoby e o líquido que ficou no pote, adicione mais chá e recomece o processo. Caso não for fazer mais kombucha, adicione mais 500 ml de chá e deixe por até 2 meses em um local fresco. Se por acaso o sabor do chá ficar muito acético (sabor de vinagre), despreze 90% do chá e recomece deixando fermentar por menos tempo.

Leia também: Probióticos: O que é e como consumir

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