4 ingredientes que mais causam fome, segundo nutricionista
Muitos alimentos que compramos e consumimos com frequência estão repletos de aditivos químicos e ingredientes nada saudáveis — alguns até aumentam a nossa fome, sabia?
É por isso que a nutricionista Amy Shah, formada em Harvard, sempre recomenda aos seus pacientes a leitura minuciosa dos rótulos dos produtos no mercado. A especialista, em uma coluna para o site CNBC.com, elencou os quatro piores itens capazes de aumentar o apetite:
Ingredientes que aumentam a fome
1 – Glutamato monossódico
Presente em muitos alimentos para aumentar o sabor, o glutamato atua no pâncreas, estimulando o órgão a liberar mais insulina — uma espécie de “bomba” que aumenta consideravelmente a fome.
O composto já foi associado a riscos mais elevados de diabetes e obesidade e até considerado uma excitotoxina, que pode fazer com que as células cerebrais fiquem superexcitadas.
2 – Farinha refinada
Para uma farinha virar refinada, ela passa por um processo no qual farelo e gérmen são removidos do grão, tornando o alimento mais resistente e duradouro. Contudo, isso também faz com que vitaminas, minerais e fibras sejam perdidos.
Assim, a farinha refinada torna-se capaz de aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, causando os chamados picos de insulina (que fazem você sentir fome rapidamente depois de comer).
3 – Açúcar refinado
Assim como a farinha refinada, o açúcar faz a glicemia (nível de glicose no sangue) disparar e cair em pouco tempo, intensificando o seu desejo por mais comida.
Além disso, o ingrediente estimula a liberação de hormônios como dopamina, causando uma espécie de “vício” em quem o consome exageradamente.
Nos alimentos industrializados, ele pode vir disfarçado de outros nomes. Um deles é o xarope de milho, muito presente em bebidas e itens embalados. Estudos descobriram que esse aditivo retarda a liberação de leptina, o hormônio da saciedade.
4 – Glúten
O glúten é uma proteína do trigo que está frequentemente presente em alimentos processados. Pode ser altamente inflamatório para certos grupos por causa de suas propriedades.
Nessas pessoas, ele gera irritação intestinal e diversos sintomas, como o aumento da fome. Contudo, especialistas recomendam cortar o glúten só se você tiver algum problema com ele.
Leia também: Alimentos que são ultraprocessados, mas pouca gente sabe
Como substituir os ingredientes que aumentam a fome?
No lugar de todos os ingredientes citados, a nutricionista indica caprichar em alimentos ricos em polifenóis. Tratam-se de micronutrientes com propriedades benéficas à saúde, especialmente para a eliminação de toxinas da nossa corrente sanguínea. Além disso, ajudam a controlar a fome e o desejo por comida.
Exemplos de itens ricos em polifenóis são:
- Abacate;
- Frutas vermelhas;
- Brócolis;
- Cerejas;
- Pimenta;
- Frutas cítricas;
- Café;
- Semente de linhaça;
- Chocolate amargo;
- Alho;
- Leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha);
- Manga;
- Nozes;
- Azeitona;
- Cebola;
- Orégano;
- Abóbora;
- Espinafre;
- Chá verde.
Leia também: Polifenóis: o que são, alimentos ricos e benefícios