Emagrecer em 2024: dicas para manter a resolução o ano inteiro

Alimentação Bem-estar
29 de Dezembro, 2023
Emagrecer em 2024: dicas para manter a resolução o ano inteiro

Uma das suas promessas de ano novo será emagrecer em 2024? Não deixe a resolução ficar só no papel. Isso porque com algumas dicas, é possível manter a motivação e o foco o ano inteiro.

Por isso, a médica endocrinologista Thais Mussi enumera cinco hábitos que podem te ajudar a perseverar na busca por bem-estar e longevidade:

Como emagrecer em 2024

Trace metas realistas

“Quando definimos metas, o processo ganha um objetivo. Mas quando dividimos uma grande meta em etapas menores, fica mais fácil atingi-la, e isso traz um reforço positivo para o nosso cérebro a cada conquista”, garante Thais.

Além disso, lembre-se: mantenha a calma e não desanime se você tiver algumas recaídas. As pessoas gastam anos desenvolvendo hábitos não saudáveis e costumam acreditar que podem modificar esse quadro de uma hora para outra. Contudo, o emagrecimento faz parte de um processo demorado. Então, transformar a forma de pensar e de se relacionar com a comida leva tempo, e se isso não for levado em consideração, é provável que a motivação seja perdida.

Foco nas vitórias

Foque nas mudanças positivas. Afinal, já diz o ditado: “Feito é melhor que perfeito!”. “Ponha sua atenção nos costumes que já conseguiu mudar, em vez de se lamentar pelo que ainda não foi atingido. Exemplo: ainda não está comendo frutas e verduras adequadamente, mas já aumentou o consumo de água? Ótimo!”, ensina a médica.

Esqueça o peso para emagrecer em 2024

Tire o foco do peso. É legítimo querer emagrecer, mas quando nossa saúde paga o preço, seja fazendo muitas restrições ou dietas desequilibradas, o resultado é desastroso. “Emagrecer é consequência de uma mudança de comportamento”, resume a especialista.

Respeite seu corpo

Não fale mal de você, não se critique, não faça comentários maldosos ou depreciativos. Por outro lado, foque nas coisas que você gosta em você e lembre-se que é esse mesmo corpo que também lhe permite fazer coisas maravilhosas como dançar, abraçar e viajar. “Cuide dele com carinho. Ame-o. Aceite-se como é e diga palavras de amor para si mesmo”, sugere.

Tenha paciência para emagrecer em 2024

Busque uma relação saudável e equilibrada com a comida. “Essa nova relação com os alimentos é um processo mais duradouro e sustentável do que buscar a perda rápida de peso”, finaliza Thais Mussi.

Leia também: Comidas de ano novo e seus significados

Outras dicas para emagrecer em 2024

  • Priorize a comida de verdade: É hora abandonar os industrializados e os refinados e dar lugar para frutas, vegetais e grãos integrais;
  • Beba mais água: Estudos mostram que a água realmente ajuda a acelerar o metabolismo e, embora o efeito possa ser leve, pode causar um impacto maior ao longo do tempo. Da mesma forma, água antes das refeições reduz naturalmente o tamanho porções, o que pode ajudar a evitar excessos;
  • Pratique exercícios: Pois eles ajudam a reduzir o estresse e a controlar a ansiedade, aumentam a resiliência emocional, melhoram o equilíbrio de hormônios e neurotransmissores e ajudam a manter o peso corporal adequado;
  • Durma bem: Uma vez que é durante o sono que diversos hormônios reguladores do apetite são produzidos.

Fonte: Thais Mussi, médica endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEMP).

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

mulher fazendo o exercício prancha na sala de casa, que serve para fortalecer o core
Bem-estar Movimento

Por que você deveria fortalecer o core (e melhores exercícios!)

Fortalecer o core vai muito além da estética – pode prevenir dores, lesões e melhorar a postura. Veja os melhores exercícios!