Dicas para não desistir da dieta e manter a motivação

26 de maio, 2020

Você começou a dieta se sentindo motivada e focada, disposta a emagrecer e ter mais saúde. Mas, veio a quarentena e, com ela, o turbilhão de emoções que a pandemia do coronavírus tem causado. Então, de repente, a motivação começa a sumir, a rotina se tornou difícil , o cenário deu espaço para um desejo: desistir da dieta. 

Se você se identificou com a situação, saiba que é possível manter o foco e se alimentar de maneira saudável, mesmo com a ansiedade e os deslizes que aparecem no caminho quando se está em isolamento social. 

Portanto, confira as dicas abaixo para não desistir da dieta durante a quarentena – e nem depois dela.

Faça um diário

É importante anotar tudo o que você come durante o dia. E não só isso: também é essencial descrever como você se sentiu após cada refeição, como se sentiu depois de praticar exercícios, quais estão sendo suas maiores dificuldades, o que você pode fazer para superá-las, quantos quilos deseja eliminar…Manter um diário alimentar ajuda a fornecer uma imagem precisa do que você come todos os dias. Assim, essa pode ser uma boa estratégia para ganhar mais controle sobre a dieta ou a ter mais consciência do dá disposição ou do que não cai tão bem.

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Lembre-se que emagrecer é um processo

Ninguém engorda da noite para o dia. As pessoas gastam anos desenvolvendo hábitos não saudáveis e costumam acreditar que podem modificar esse quadro de uma hora para outra. Contudo, o emagrecimento faz parte de um processo que leva tempo. Então, transformar a forma de pensar e de se relacionar com a comida leva tempo, e se isso não for levado em consideração é provável que a pessoa perca a motivação.

Crie prioridades

Pergunte-se: de zero a dez, quão importante emagrecer é para mim? Vai valer a pena? Minha qualidade de vida vai melhorar? Minha autoestima vai aumentar? Liste os itens que realmente importam.

Não deixe que um simples exagero vire uma avalanche

Você passou da conta em uma refeição? Calma. Em vez de extrapolar ainda mais e pensar que já estragou tudo, por que não recomeçar a dieta já na próxima refeição? Sair da linha faz parte. Mas, se o desejo é voltar para os eixos, sempre dá tempo de focar em uma alimentação equilibrada, que priorize frutas, vegetais, grão integrais e proteínas magras.

Estabeleça metas

Crie metas a pequeno, médio e longo prazo. Desse modo, ficará mais fácil ter um controle sobre seus resultados e acertar os pontos que precisam ser melhorados ao longo do caminho. 

Pense em tudo que você já conquistou

Antes de desistir da dieta, visualize todo o trabalho que você teve para chegar até aqui. Vale a pena jogar tudo fora? Por fim, não considere a redução do peso como seu único parâmetro de sucesso. Tire fotos e anote suas medidas. Seu progresso será um grande estímulo para seguir o ritmo.

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