Dicas para a mãe que não tem tempo conseguir emagrecer

Ser mãe é uma tarefa que ocupa as 24 horas do dia. Com isso, nem sempre é fácil se colocar em primeiro lugar para cuidar do corpo, muito menos mudar de hábitos e conseguir emagrecer. Também, a correria do dia a dia pode afastar de uma alimentação equilibrada. E, muitas vezes, a vontade de perder peso é grande, mas falta tempo na rotina atarefada de uma mãe.

Porém, é possível aprender a driblar a falta de tempo e levar uma vida mais saudável com estratégias simples. Confira pequenos truques para conseguir emagrecer:

Faça trocas fáceis

Escorregar nas primeiras semanas da dieta é normal. Afinal, para se adaptar a uma nova rotina é preciso tempo. Por isso, vale a pena focar em mudanças que você pode começar hoje e que ajudarão a chegar lá. 

Nada de trocas bruscas na alimentação logo de casa. Faça substituições fáceis e motivantes para você abandonar os industrializados e priorizar comida de verdade. Tal esforço não exige tempo extra e vai ajudar você a conseguir emagrecer. 

Leia também: Porque emagrecer fica mais difícil com a idade e depois dos filhos

Controle o tamanho das porções

Para manter uma alimentação equilibrada e saudável é preciso consumir todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos, gorduras e, claro, frutas e verduras. Mas só isso não basta, já que é importante também conhecer e respeitar as quantidades ideais de cada grupo. 

Assim, cada um deve controlar as porções dos alimentos que ingere ao longo do dia. Também é bom ficar de olho no excesso de itens como manteiga, óleo, molhos de salada, maionese e condimentos.

Beba muita água

A hidratação é amiga de um corpo mais sequinho. Isso porque a água estimula o funcionamento dos rins, acelerando a eliminação dos líquidos que estão retidos pelo corpo. Evite bebidas artificiais.

Leia também: Como se manter motivada para emagrecer depois de ter filho

Mexa-se 

Atividade física diminui o risco de depressão e eleva a autoestima. Não há necessidade de exercícios vigorosos e nem de frequentar uma academia. Uma caminhada e ginástica localizada são excelentes opções.

Planeje atividades em família

Dá para aproveitar as horas de lazer com a família a favor do emagrecimento. É só combinar uma atividade que estimule o corpo a gastar calorias, como passear com o cachorro, jogar bola com as crianças ou até dar uma volta no shopping. 

Leia também: Como voltar ao corpo de antes da gravidez

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.