Você sabe quais são as diferenças entre as frutas e os vegetais?
As plantas constituem a base de uma dieta nutritiva, pois carregam uma infinidade de vitaminas, minerais e fibras. Mas você sabe quais são as diferenças entre as frutas e os vegetais? Botanicamente falando, as primeiras são estruturas portadoras das sementes das plantas. Já os vegetais, por outro lado, consistem em caules, folhas e outros componentes comestíveis vindos da natureza.
De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, do ponto de vista culinário, frutas e vegetais são classificados com base no sabor. As frutas geralmente são doces ou azedas e podem ser utilizadas em sobremesas, lanches ou sucos. Os vegetais costumam ser mais suaves e geralmente são consumidos como acompanhamento ou prato das principais refeições.
Contudo, não para por aí. Existem diversas frutas que são frequentemente classificadas como vegetais — o tomate, por exemplo. “O pepino, os pimentões, a berinjela, a azeitona, a abóbora, as vagens de ervilha e o quiabo também entram nessa lista”, complementa a especialista.
Além disso, há diversos vegetais que podem ser utilizados para receitas doces, como a batata-doce.
Leia também: Como fazer quinoa? 4 receitas deliciosas e diferentes com o grão
Diferenças nutricionais entre frutas e vegetais
Frutas e vegetais têm muitas semelhanças em termos de nutrição. Isso porque ambos são ricos em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e naturalmente pobres em sódio e gordura. Contudo, e devido ao seu sabor doce, as frutas tendem a ter uma quantidade maior de açúcar natural (frutose) e calorias em comparação com a maioria dos vegetais.
Contudo, elas também concentram mais fibras. E com relação à quantidade de água, esse número pode variar bastante nos dois grupos.
Outras diferenças entre as famílias de frutas e vegetais
Tubérculos
São antioxidantes, ajudam a diminuir a glicemia (taxa de açúcar no sangue), ajudam a equilibrar o colesterol, combatem micro-organismos e reforçam o sistema imunológico.
Frutas cítricas
Os componentes bioativos presentes nas frutas cítricas incluem: vitamina C, betacaroteno, flavonoides, limonoides, ácido fólico e fibra alimentar.
Leia também: Pizza vegetariana: Dicas para fazer recheios deliciosos e diferentes
Vegetais crucíferos
Os vegetais crucíferos ganharam popularidade devido às suas propriedades de combate ao câncer. “Esse grande grupo de plantas é diversificado e inclui, por exemplo, rúcula, brócolis, couve de bruxelas, repolho e couve”, diz Adriana.
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são baixas em calorias e ricas em fibras. Elas contêm antioxidantes, como vitaminas C e E, e micronutrientes, como ácido fólico, cálcio, selênio, betacaroteno e luteína. Por fim, os fitoquímicos encontrados nessas frutinhas são os polifenóis e os flavonoides.
Diferenças entre frutas e vegetais: Folhas verdes
A família dos vegetais de folhas verde-escuras fornece muitos nutrientes, como vitaminas A , C e K, antioxidantes, fibras, folato, magnésio, cálcio, ferro, potássio, luteína e zeaxantina.
Desse modo, a ingestão diária desses vegetais possui uma relação inversa com o envelhecimento precoce e com o câncer.
Leia também: Como baixar o colesterol e a glicose com ajuda da alimentação
Fonte: Adriana Stavro, nutricionista especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).